Topo

Controladoria-Geral divulga nesta quinta a equipe que investigará o Ministério dos Transportes

Fábio Brandt<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília

06/07/2011 19h26

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nota nesta quarta-feira (6) sobre investigação no Ministério dos Transportes. O texto diz que será publicada portaria no Diário Oficial de quinta-feira (7) com a equipe que fará "auditoria completa nas licitações, contratos e execução de obras a cargo do DNIT e da Valec e envolvidas nas denúncias de irregularidades veiculadas na mídia nos últimos dias".

A instalação da equipe foi comunicada, segundo a nota, ao ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos no fim da tarde. O titular do cargo, Alfredo Nascimento, pediu demissão nesta quarta, em meio a divulgação de suposto esquema de propina em sua pasta.

 Além de definer a equipe da auditoria, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, designou o corregedor da CGU para acompanhar o trabalho da Comissão de Sindicância instaurada pelo próprio Alfredo Nascimento para apurar o caso internamente. "A exoneração de Nascimento não altera em nada a necessidade da auditoria", diz a nota.

O caso
No último sábado (2) a revista "Veja" relatou suposto esquema de propinas no Ministério dos Transportes que beneficiariam o PR – partido ao qual pertence o então ministro Alfredo Nascimento e que comanda a pasta desde o governo Lula.

Segundo a revista, o esquema envolveria o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Valec – órgãos submetidos ao Ministério dos Transportes. No sábado mesmo, a presidente Dilma Rousseff afastou quatro dirigentes da cúpula do ministério, incluindo Luís Antônio Pagot, diretor-geral do Dnit, e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec. Os outros afastados são Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete de Nascimento, e Luís Tito Bonvini, assessor do gabinete do ministro.