Topo

Dilma e Nascimento tomaram decisão "mais inteligente", diz presidente da Câmara

Maurício Savarese<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília

06/07/2011 17h42

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta quarta-feira (6) que a troca de comando no Ministério dos Transportes foi a decisão "mais inteligente" que o ministro e a presidente Dilma Rousseff (PT) poderiam ter tomado.

Alfredo Nascimento, agora ex-titular da pasta, sofre várias acusações de favorecimento a aliados e familiares -- e pediu demissão nesta tarde. "Foi uma decisão inteligente de ambos. O PR tem se comportado com muita lealdade e, ao incluir o partido na escolha do sucessor, a presidente demonstra que se trata de um partido estratégico", disse Maia. "Já o ministro agora terá tempo para se defender com mais propriedade e liberdade."

Maia afirmou que as saídas de Nascimento e do antigo titular da Casa Civil Antonio Palocci dão um sinal positivo de que as crises no governo são resolvidas de forma rápida.

No entanto, o presidente evitou endossar as acusações que pesam contra os dois. "Não há só um documento que comprove a culpa do ministro. Não podemos pré-julgar e precisamos dar um voto de confiança ao PR", disse.

Membros do partido estão reunidos com a ministra das relações institucionais, Ideli Salvati, para apontar um sucessor. Um dos nomes cogitados é o de Paulo Sérgio Passos, atual secretário-executivo da pasta - que já foi ministro anteriormente.

Maia disse desconhecer a indicação. Mas, afirmou que, "neste momento, o ideal seria alguém de fora do Ministério dos Transportes".