Topo

Pressionado, ministro do Esporte vai à Câmara e quer focar na Copa para evitar denúncias

Maurício Savarese

Do UOL Notícias<br>Em Brasília

25/10/2011 12h19

Em meio a denúncias de corrupção no Ministério do Esporte, o ministro Orlando Silva foi ao microblog Twitter nesta terça-feira (25) para indicar a estratégia que usará ao falar a uma comissão da Câmara dos Deputados nesta tarde: focar na Copa do Mundo para desviar das denúncias de desvio de verbas públicas para abastecer um suposto caixa dois eleitoral do seu partido, o PCdoB.

“Assinei agora acordo de cooperação entre Ministérios do Esporte, Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente- Pnuma”, escreveu.  “O acordo servirá para apoiar a implantação de um programa de sustentabilidade ambiental para a Copa do Mundo. Será a mais verde das Copas.”

Às 14h30, Silva falará na Câmara em uma audiência da comissão especial que analisará o projeto de Lei Geral da Copa – um dos principais pontos de confronto entre o governo brasileiro e dirigentes da Fifa e da CBF.

Aliados do ministro dizem que o depoimento servirá para acelerar uma agenda positiva após as denúncias do policial militar João Dias contra sua gestão.

Dias também falará a uma comissão da Câmara, na semana que vem. A participação de Silva nesta tarde deve contar também com perguntas de oposicionistas sobre as denúncias de corrupção no Ministério do Esporte.

Nesta terça-feira, reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” informou que o ministro ajudou uma ONG do denunciante apesar de terem sido detectadas irregularidades no convênio com o governo.