Topo

Em discurso de despedida, senador peemedebista critica decisão do STF favorável a Cunha Lima

Da Agência Senado

Em Brasília

07/11/2011 20h05

Em discurso de despedida do Senado nesta segunda-feira (7), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da posse em seu lugar do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB).

 “Todos concorremos a uma eleição limpa, uma eleição com o jogo colocado na eleição daquela forma. Das oito candidaturas, só cinco foram registradas, e as demais ficaram fora, porque já havia se posicionado assim não só o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba como também o Tribunal Superior Eleitoral”, discursou.

Wilson Santiago considerou um contrassenso a decisão do Supremo diante da vontade da sociedade de ver a defesa do patrimônio público e da moralidade. Ele ressaltou que a Constituição e as demais leis do país proíbem que uma pessoa exerça mandato sendo inelegível. “E chegará a esta Casa alguém inelegível, para exercer um mandato ao lado de Vossas Excelências. É a isso que a Justiça, nesses recursos que fizemos, vai ter que dar uma resposta”.

Cunha Lima, que obteve o maior número de votos no estado em outubro passado, deve tomar posse nesta terça (8). Wilson Santiago, terceiro mais votado, disse que vai recorrer ao próprio Supremo para se manter no cargo.

O peemedebista também destacou projetos que apresentou durante os dez meses em que esteve no cargo, como o que torna obrigatória a identificação do motociclista no capacete e o que reduz o imposto de renda para a pessoa física incidente sobre ganhos de capital na transferência de imóveis que usem energia solar ou eólica.