Topo

Câmara aprova medida que libera mais de R$ 700 milhões para vítimas da seca no Nordeste

Da Agência Câmara, em Brasília

03/07/2012 21h39

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 566/12, que concede crédito extraordinário de R$ 706,4 milhões para os ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário atenderem as vítimas da seca no Nordeste, que atinge cerca de mil municípios. A matéria deve ser analisada ainda pelo Senado.

Em balanço divulgado no dia 27 de junho, constava que eram 1.134 o número de municípios do semiárido brasileiro onde foi declarada situação de emergência por causa da estiagem. Na comparação com balanço divulgado na primeira quinzena de junho, 121 localidades passaram a integrar a lista da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Este ano choveu pouco no interior do Nordeste em janeiro, fevereiro e março, meses em que seria normal haver precipitações no semiárido. “O interior não teve chuva na época tradicional e, agora, está ingressando no período de estiagem”, disse a meteorologista Márcia Seabra, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Acordos

Após acordo com as lideranças partidárias, a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), convocou sessão extraordinária para as 11h desta quarta-feira (4), com o compromisso de iniciar a Ordem do Dia apenas a partir das 13h para não atrapalhar os trabalhos das comissões.

Na pauta, constarão as medidas provisórias 567/12 e 568/12 que tratam, respectivamente, das novas normas de remuneração da poupança e dos reajustes salariais de diversas categorias do Poder Executivo.