Topo

CPI aprova compartilhamento de informações com Ministério Público goiano e com a Procuradoria Geral da República

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

18/12/2012 11h27Atualizada em 18/12/2012 12h36

Os integrantes da CPI Mista do Cachoeira aprovaram na manhã desta terça-feira (18) o requerimento do relator do caso, o deputado Odair Cunha  (PT-MG), que permite o compartilhamento de todo o acervo documental reunido pela comissão seja por meio eletrônico ou físico. Também foi aprovado o compartilhamento de todos os sigilos bancários, fiscais e telefônicos com o Ministério Público de Goiás e com a Procuradoria Geral da República.

“Independentemente da conclusão dos relatórios, [a ideia é que] os dados sejam remetidos aos órgãos de investigação permanente”, justifica Odair Cunha.

“Os dados recolhidos vão dar o Ministério Público algo que nem a Operação Vegas e a Operação Monte Carlo deram, a contribuição que nós daremos é histórica. Apesar das disputas políticas, das divergências, o senhor Odair Cunha cumpriu o trabalho, que vai ajudar o Brasil continuar limpando a corrupção”, afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Na sessão de hoje é esperado que se vote também o relatório final de Odair Cunha. A CPI, que investiga as relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários, foi criada em abril e tem até o dia 22 de dezembro para ter seu relatório aprovado.

Ao final da votação do requerimento, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) ironizou o que acabou de ser apreciado por unanimidade entre os parlamentares que compõem a comissão. “Acabamos de aprovar uma apoteose ao óbvio”, resumiu.  Em pronta resposta, Onyx Lorenzoni disse que sem esta aprovação a totalidade dos documentos sigilosos ficaria apenas nos arquivos do Senado.

Depois de cerca de 2h do início da sessão, os parlamentares fizeram uma nova votação, desta vez, nominalmente, para oferecer a garantia de que tenha validade de que o pedido de compartilhamento das informações.  A votação foi novamente unânime com o apoio dos 29 integrantes presentes.