Topo

Dnit rebate acusação de que documento rasgado por Collor tivesse dados falsos

Do UOL, em Brasília

08/05/2013 21h02

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou nesta quarta-feira (8) que são verdadeiras as informações contidas no documento rasgado pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) na manhã de hoje durante sessão da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

Em nota, o departamento diz assegurar “que o relatório da autarquia encaminhado segunda-feira (6/5) ao Senado traduz a realidade do último final de semana (5/5/2013), momento em que as informações foram levantadas. Os dados constantes do relatório foram fornecidos de forma isenta por servidores da autarquia”.
 
O documento trazia a prestação de contas do Dnit sobre a situação das obras em rodovias federais, em cumprimento a determinações impostas pela comissão. Collor lia a papelada quando foi alertado pelos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO), que afirmaram ter estado na BR-364 em Rondônia, poucos dias atrás, e constatado que as obras não caminhavam. Collor rasgou, então, a prestação de contas justificando que se tratava de dados falsos.
 
Sobre as obras na BR-364 em Rondônia, o Dnit afirma que, no trecho localizado entre Pimenta Bueno e Cacoal, a obra está em execução e conta com 130 trabalhadores, 33 máquinas e veículos pesados, três usinas de asfalto, uma usina de solos e duas recicladoras. O Dnit também enviou fotos do local tiradas na última semana.
 
Confira abaixo a nota na íntegra:
 
"Brasília, 08 de maio de 2013
 
                Em resposta à manifestação do presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, senador Fernando Collor, na manhã desta quarta-feira (8/5), o Dnit assegura que o relatório da autarquia encaminhado segunda-feira (6/5) ao Senado traduz a realidade do último final de semana (5/5/2013), momento em que as informações foram levantadas. Os dados constantes do relatório foram fornecidos de forma isenta por servidores da autarquia.
 
                Especificamente sobre a restauração do Lote 2 da BR-364 em Rondônia, no trecho localizado entre Pimenta Bueno e Cacoal, o Dnit esclarece que a obra já está com a seguinte mobilização:
 
                - 130 trabalhadores;
 
                - 33 máquinas e veículos pesados;
 
                - 3 usinas de asfalto;
 
                - 1 usina de solos;
 
                - 2 recicladoras.
 
                A empresa construtora responsável é a CCM. Segue, em anexo, o registro fotográfico realizado na última semana na BR-364 – com os equipamentos citados em operação – que integra o relatório de acompanhamento dos serviços. Uma visita a esse trecho comprovará que há máquinas e homens trabalhando nas obras de restauração.
 
Coordenação de Comunicação Social
 
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes"