Topo

Marina reage mal a críticas e tem características populistas, diz apoiador

Do UOL, em Brasília

04/10/2013 13h47

O deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), um dos primeiros apoiadores da Rede Sustentabilidade e da ex-senadora Marina Silva, disse nesta sexta-feira (4), após a decisão do TSE que barrou a criação da sigla, que Marina "reage mal a críticas" e tem "certas características dos  líderes populistas".

"Marina é uma extraordinária líder popular, profundamente dedicada a uma causa da qual compartilhamos e certamente a pessoa no país que melhor projeta o discurso da sustentabilidade, da ética e da justiça socioambiental. Possui, no entanto, limitações, como todos nós", disse em texto em seu blog.

Marina Silva, do PT à Rede

Entre as falhas da ex-ministra do Meio Ambiente, Sirkis elenca: "falha com operadora política comete equívocos de avaliação estratégica e tática, cultiva um processo decisório ad hoc e caótico e acaba só conseguindo trabalhar direito com seus incondicionais. Reage mal a críticas e opiniões fortes discordantes e não estabelece alianças estratégicas com seus pares.  Tem certas características dos  lideres populistas embora deles se distinga por uma generosidade e uma pureza d’alma que em geral eles não têm."

Sirkis disse ainda que os apoiadores da Rede de terem sofrido de "autocomplacências resultantes de uma mística de auto ilusão".

No post em seu blog, Sirkis classificou seu texto como "sincericídio".