Topo

Perícia fracassa na tentativa de apurar votos de urna quebrada de SC

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

05/11/2014 17h47

Os peritos do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) não conseguiram recuperar os  287 votos perdidos da seção 458, de Içara (300 km de Florianópolis) cuja urna eletrônica apresentou defeito no dia da eleição.

A tentativa fracassada foi feito na tarde desta quarta, em audiência pública. A contagem poderia alterar a composição da Assembleia Legislativa. Com o fracasso, o Tribunal Pleno deve tomar nos próximos dias uma decisão sobre se pede ou não uma nova votação.

A coligação PSDB-PEN pediu a perícia da urna defeituosa (ou nova votação caso não se consiga contar seus votos) porque o candidato Dóia Guglielmi (PSDB) perdeu sua vaga na Assembleia por apenas 37 votos, para o candidato Dr.Vicente (PSDB). Guglielmi precisa de 38 votos (um a mais) para ficar com a vaga.

Guglielmi é da região e foi o mais votado da cidade, fez 4.489 votos, ou 15% do total. Sua média por seção foi de 40, o que lhe daria a vaga caso obtenha 38 dentro da seção defeituosa. Dr.Vicente fez apenas três votos em Içara, mas sua base é no Oeste do Estado.

A juíza eleitoral Barbara Thomaselli pediu a perícia. O TSE não quis enviar peritos e programas para decriptografar a urna, deixando a decisão para o TRE. Com o resultado negativo ela deve enviar seu parecer para o Tribunal Pleno. Ela não antecipou se pedirá nova eleição.

Há indicações de que a juizá o fará porque em outubro ela deu parecer positivo à perícia alegando que "tudo leva a crer que os (287) votos da seção modifiquem a situação".