Topo

Ex-primeira-dama Marisa Letícia continua em coma induzido

Marisa Letícia está internada desde terça-feira após ter sofrido um AVC - Ernesto Rodrigues/ Estadão Conteúdo
Marisa Letícia está internada desde terça-feira após ter sofrido um AVC Imagem: Ernesto Rodrigues/ Estadão Conteúdo

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 12h14Atualizada em 26/01/2017 15h02

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanece sedada e com a pressão intracraniana controlada, de acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela está internada desde terça-feira após ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

"A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva após hemorragia cerebral. Está sedada e com a pressão intracraniana controlada. Segue estável e com o mesmo suporte intensivo”, informou o boletim, divulgado por volta das 12h.

Não há informações se Lula acompanha a mulher nesta quinta. A assessoria de imprensa do ex-presidente não soube informar quem da família passou a madrugada no hospital acompanhando a ex-primeira-dama.

Até as 12h, nenhum político ou personalidade ligado ao PT passou pela entrada principal da unidade de saúde para visitar Marisa.

Logo cedo, o médico que atende a família do ex-presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, chegou ao hospital, mas não falou com a imprensa. Por volta das 14h50, Kalil deixou o local e disse apenas que o estado de saúde da ex-primeira dama estava "igual, estável, igual ao boletim".

Ontem, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) e o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) foram ao hospital prestar solidariedade à família. 

Segundo Cândido, a ex-primeira-dama havia tido "uma pequena melhora". Lula estava lá junto dos filhos Fábio Luís e Luis Cláudio esperando por notícias de Marisa. "Ele [Lula] está firme, esperançoso", disse.

No encontro com Suplicy--realizado um pouco mais cedo, Lula pediu que todos rezem pela recuperação de sua esposa. "Ele [Lula] estava bastante emocionado, disse: 'vamos torcer, mais do que isso rezar'. Quando você tem um quadro assim no cérebro, às vezes, a pessoa pode ficar bastante tempo sem viver normalmente", disse Suplicy. "Ele está com esperança, mas é necessário rezar."

As equipes que a acompanham, e que assinam o boletim médico, são coordenadas pelos médicos Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

Lava Jato

Dona Marisa é ré em uma ação penal, junto com o marido, na Operação Lava Jato. Eles respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

Questionado sobre um possível impacto emocional no quadro de saúde de dona Marisa, Paulo Okamotto disse achar que "qualquer ser humano que passa pelo que Marisa está passando, pressão, perseguição, sempre tem um componente emocional. Ter o marido, o filho, perseguidos injustamente, sempre acaba prejudicando a saúde de qualquer pessoa".

Segundo os advogados da ex-primeira-dama e do ex-presidente, a denúncia seria um "delírio acusatório".

Entenda o AVC

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum (cerca de 80% dos casos), e o hemorrágico (20%). O primeiro é provocado pela falta de sangue em uma área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o hemorrágico, como o de Marisa, é causado pelo rompimento de um vaso intracraniano que promove uma hemorragia cerebral.

O AVC pode se manifestar por um ou mais dos sintomas. Veja quais são:

- Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo
- Dificuldade súbita para falar

- Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla

- Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio

- Tontura com sensação de que tudo está girando

- Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente

Problema de dona Marisa mata 70 mil pessoas por ano no Brasil

redetv