Topo

Ao SBT, Lula diz que MP "começou mentindo e continua mentindo" sobre caso do tríplex

Assista à íntegra da entrevista de Lula para o SBT

SBT Online

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 20h23

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista ao “SBT Brasil”, exibida na noite desta quarta (26), que o MPF (Ministério Público Federal) mentiu ao acusá-lo de ser o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

“O Ministério Público começou mentindo e continua mentindo a esse respeito”, afirmou. “Se eles mentiram e não têm como sair da mentira, o problema é deles, e não meu.”

Lula disse que não tem que provar sua inocência, mas “eles é que têm que provar minha culpabilidade.”

"Não tem barganha"

Na mesma entrevista, Lula disse que se mudaria para Curitiba, se necessário, para acompanhar os depoimentos de suas testemunhas de defesa no caso.

Em decisão divulgada na segunda (17), o juiz Sergio Moro exigiu que Lula acompanhe todos os 87 depoimentos. Na terça (25), em novo despacho, o juiz informou que poderia rever a exigência caso a defesa do ex-presidente também reavaliasse a convocação de tal número de testemunhas. Mas Lula não deu sinais, na entrevista, de que isso acontecerá.

"Eu acho que não tem barganha. Fez essa proposta de barganha para diminuir [o número de testemunhas], e que assim ele não exigirá minha presença, para mim não tem problema. Se for necessário, eu mudo para Curitiba, e fico lá o tempo necessário para esperar o julgamento. A gente não vai abrir mão de uma testemunha que nós consideramos importante para esclarecer a opinião pública", disse Lula.

Lula confirmou que na eleição de 2018 quer ser novamente candidato a presidente, cargo que ocupou entre 2003 e 2009. Segundo o petista, não há nada juridicamente que o impeça de entrar na disputa. No momento, ele é réu em cinco ações de três operações diferentes: Lava Jato, Zelotes e Janus.

"Eu vou ter condições jurídicas de ser candidato, porque não há nenhuma razão jurídica para evitar que eu seja candidato. Aí seria melhor eles terem coragem de dizer o seguinte: 'Olha, vamos dar o segundo golpe nesse país e não vai ter eleição em 2018'", afirmou. "Na situação em que está, eu serei candidato. Eu agora quero ser candidato."

Uma versão editada da entrevista, concedida ao jornalista Kennedy Alencar, foi ao ar no "SBT Brasil" desta quarta (26). A íntegra será exibida na madrugada de quarta para quinta-feira no jornal "SBT Notícias", a partir da 1h.  

Lula diz que não há razão jurídica para não ser candidato

SBT Online

Entenda o caso do tríplex

A denúncia do MPF aceita pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato no Paraná, acusa Lula de ser o real dono de um apartamento tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, construído pela OAS e do qual a empresa é dona no papel. A empreiteira também teria pagado pelo armazenamento de bens do ex-presidente entre 2011 e 2016.

O valor total da vantagem indevida seria de R$ 3,7 milhões. Este valor seria decorrente de propinas de R$ 87,7 milhões obtidas via contratos da Petrobras com a OAS nas refinarias Abreu e Lima e Getúlio Vargas.

No dia 20, em depoimento a Moro, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, disse que o apartamento tríplex no edifício Solaris, no Guarujá (SP), pertence de fato a Lula.

A defesa do ex-presidente nega que Lula seja o real proprietário do imóvel e afirma que Pinheiro mentiu para ter uma delação premiada aceita pelas autoridades. Os advogados afirmam também que o acervo presidencial de Lula é privado, com “documentos de interesse público e histórico, que não podem ser vendidos ou desfeitos antes de consulta ao Estado brasileiro”. Segundo a defesa, não existe, “mesmo na narrativa distorcida dos procuradores, nenhuma imputação de conduta criminosa no ato.”

Pinheiro seria um dos responsáveis pelos acertos das propinas da OAS nos contratos da Petrobras. Em novembro, ele foi condenado em segunda instância por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa a 26 anos e 7 meses de reclusão. Ele cumpre pena na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.