Topo

Temer encontra Trump no G20 e diz que americano elogiou economia do Brasil

Reprodução/Twitter/@MichelTemer
Imagem: Reprodução/Twitter/@MichelTemer

Do UOL*, em São Paulo

08/07/2017 07h38Atualizada em 08/07/2017 13h55

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula do G20, que reúne as 20 maiores potências mundiais, em Hamburgo, na Alemanha.

Fotos de um aperto de mão entre os dois foram publicadas neste sábado (8) no perfil do Twitter de Temer, que afirmou que sugeriu a Trump "aproximar empresários brasileiros e americanos para gerar novos negócios". O norte-americano gostou da ideia, segundo Temer.

Temer disse, ainda que Trump "elogiou o desempenho da economia brasileira e reforçou que o Brasil está indo muito bem".

Temer diz estar "tranquilíssimo"

Com a aceleração do desmoronamento da base aliada de seu governo no Brasil durante viagem oficial à Alemanha, Temer disse ainda que está "tranquilíssimo" para voltar ao país. Ele deu a declaração a jornalistas pela manhã quando saía do hotel em que está hospedado, em Hamburgo, para participar do último dia de eventos oficiais da cúpula de líderes do G-20, grupo das 20 economias mais ricas do globo. Junto com a palavra, o presidente fez sinal de positivo com as duas mãos.

Ao deixar o Le Meridien, ele foi questionado sobre sua estratégia de atuação ao retornar ao Brasil diante da acentuação da crise política. "Vou continuar trabalhando pelo país, fazendo a economia crescer, como está crescendo, sem nenhum problema, e fazendo com que todos fiquem em paz", afirmou.

Nessa sexta (7), Temer disse que confia na lealdade do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se tornou uma aposta para substituir o peemedebista caso ele seja afastado do cargo. Também cumprindo agenda oficial fora do país, Maia --o primeiro da linha sucessória da Presidência da República --afirmou na Argentina que será sempre correto com Temer. Na quinta-feira, o presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que o país "caminha para a ingovernabilidade" na gestão Temer e afirmou que o deputado fluminense pode dar estabilidade ao país até 2018 e fazer a "travessia" do governo.

Em Hamburgo, Temer disse que não tem por que duvidar da lealdade de Maia. "Acredito plenamente, ele só me dá provas de lealdade", afirmou Temer. O presidente disse ainda que está tranquilo com a posição do PSDB sobre o governo e que tem "zero" de preocupação com uma debandada da legenda tucana do governo. O peemedebista afirmou que conversou com os quatro ministros do PSDB. "Me ligaram todos, me explicaram que a fala do Tasso não condiz com aquilo que pensa a maioria do PSDB", afirmou o presidente.

Temer embarcou de volta ao Brasil antes do fechamento do evento em Hamburgo. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, continua a representar o Brasil na cúpula até o fechamento da edição da reunião anual alemã.