Vereador posta foto dormindo durante sessão na Câmara como protesto: "Preguiça"
Um vereador do município de Conceição da Aparecida, em Minas Gerais, a cerca de 380 km a sudoeste de Belo Horizonte, causou polêmica na cidade na última semana ao publicar uma foto em que aparece dormindo na Câmara Municipal. No último sábado (5), Eleir Ribeiro de Carvalho, conhecido como Eleir do Léio (PSB-MG), postou a imagem no Facebook e escreveu na legenda: “Realmente, aquelas reuniões me dão muita preguiça... o presidente, então...”
Ao UOL, Eleir do Léio explicou que a “foto foi tirada de brincadeira por um colega". O vereador Dedé Munhoz (PSB-MG) foi responsável pelo clique. O político afirma que a imagem agora é usada de maneira contrária pelos partidários do prefeito Ruberval José Gonçalves (PTB-MG). Entre os que teriam espalhado a foto "fora do contexto" estaria João Donizete de Oliveira, o João "Rambo" (PTB-MG), presidente da Câmara.
Segundo Eleir do Léio, no momento da foto, ele estava fazendo um protesto justamente contra “Rambo". “Fazemos esse gesto sempre que o presidente começa a falar. Ele é despreparado. Ele inicia a fala na sessão e, então, começa a divagar, perder o foco sobre o que realmente precisa ser discutido”, declarou. “Não podemos tomar a palavra ou interrompe-lo, então fazemos isso.”
Segundo o vereador, a foto foi compartilhada em um grupo da controladoria do município como uma brincadeira. Depois disso, a imagem passou a ser usada contra ele pelos partidários do prefeito. “Eu já fiz várias denúncias sobre a administração atual, problemas com familiares empregados sem concurso, uso de recursos sem prestação de contas, e eles tentam me silenciar. Todas as denúncias que faço, eles barram. Mas eu estou recorrendo no Ministério Público contra eles”, afirmou. "Eles não têm do que acusar e ficam denegrindo minha imagem."
Leia também:
- Homem morre após fraturar coluna enquanto pulava em cama elástica no MT
- Marcela Temer pula em lago do Palácio da Alvorada para salvar cão da família
- Funcionários do McDonald's trocam socos diante de clientes em SP; assista
Autor da foto, o vereador Dedé Munhoz revelou que a imagem foi capturada em dezembro de 2017, durante uma reunião interna dos vereadores. “Não era uma sessão ordinária, era um compromisso interno, na manhã de um sábado, fora do horário oficial da Câmara. Só agora que recuperaram a foto e começaram a usá-la em outro sentido, contra o Eleir.”
João “Rambo” negou que tenha participação na disseminação da foto entre a população da cidade. “Eu não tenho nada a ver com isso. Ele próprio colocou a foto no Facebook dele”, disse. “Rambo” também negou ter algo contra Eleir do Léio. “Prefiro não dizer que ele é contra o atual governo. Ele age de uma maneira que acredita ser correta.”
Ao UOL, o prefeito Ruberval José Gonçalves, também negou que tenha envolvimento com o compartilhamento da imagem. “Para falar a verdade, eu nem vi essa tal foto ainda.”
Sobre o trabalho de oposição de Eleir do Léio, o prefeito de de Conceição da Aparecida afirmou que “ele só quer atrapalhar a administração”. “Ele não sabe o que fazer na Câmara, não sabe o que fala, nem adianta discutir com ele. Não sei como ele conseguiu se eleger vereador. Acho que quem votou nele é mais doido ainda”, acrescentou.
“Eu não me importo com a oposição. Já fui vereador por 20 anos e estou em meu segundo mandato como prefeito de Conceição da Aparecida. Na verdade, acho até melhor ter oposição, pois ajuda a consertar o que não vimos que estava errado”, completou.
De acordo com o Censo do IBGE de 2010, Conceição da Aparecida possui 9.814 habitantes, sendo que 8.061 estão aptos a votar. Ao todo, nove vereadores foram eleitos nas últimas eleições municipais. Eleir do Léio foi o sétimo mais escolhido, com 197 votos. Ruberval José Gonçalves, por sua vez, foi eleito prefeito no primeiro turno, com 50,45%, um total de 3.323 votos.
Procurado pela reportagem, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual Eleir do Léio é afiliado, preferiu não se manifestar, deixando a cargo do vereador a explicação para a foto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.