Topo

Fachin volta a pedir informações a Moraes sobre censura a revista

Fachin cadeira amarela - false
Fachin cadeira amarela

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

17/04/2019 12h29

O ministro Edson Fachin voltou a pedir informações ao ministro Alexandre de Moraes sobre a decisão que determinou a retirada do ar de reportagem da revista eletrônica Crusoé.

Fachin já havia pedido informações a Moraes sobre a decisão do colega de tribunal, mas num recurso da Rede contra a decisão. Agora o ministro fez o mesmo pedido no recurso que foi apresentado pela revista.

É comum o pedido de informações antes de tomar uma decisão no processo. "Preliminarmente à análise do pedido, é indispensável que se colham informações prévias da autoridade reclamada. Assim, ouça-se o Ministro Relator do Inquérito n.º 4.781", escreveu Fachin.

A decisão de Moraes que censurou a revista foi tomada no inquérito aberto pelo presidente do STF, Dias Toffoli, para apurar supostas fake news (notícias falsas), ofensas e ameaças aos ministros do Supremo.

O inquérito tem sido criticado por setores da Justiça e por ministros do próprio STF.

Ontem, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informou que arquivaria o inquérito porque o processo não seguiu as regras legais de uma investigação criminal.