Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro fez ataque à imprensa a cada três dias em 2019, diz levantamento

Ao todo, segundo a Fenaj, foram 116 ataques de Bolsonaro à imprensa em 2019 - Pedro Ladeira/Folhapress
Ao todo, segundo a Fenaj, foram 116 ataques de Bolsonaro à imprensa em 2019 Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

02/01/2020 18h34

Resumo da notícia

  • Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas aponta 116 ataques de Jair Bolsonaro à imprensa em 2019
  • Lista incluir 105 tentativas de descredibilização do setor e 11 ataques a jornalistas
  • Ataques foram contabilizados apenas em redes sociais ou site do Planalto; por isso, Fenaj acredita em número maior

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez 116 declarações contra a imprensa ao longo de 2019, sendo 105 tentativas de descredibilização do setor e 11 ataques a jornalistas. Os dados são de levantamento feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), divulgados hoje.

Desta forma, Bolsonaro faz um ataque a cada 3,14 dias — ou cerca de dez por mês - a veículos de comunicação em seu primeiro ano à frente do país. Em dezembro, foram cinco ataques, sendo quatro pelo Twitter, classificados pela Fenaj como tentativas de descridibilização dos jornalistas.

"Nossa principal preocupação é com a democracia e as instituições democráticas, entre elas as que convencionamos chamar de imprensa. Também nos preocupa a questão objetiva da segurança dos Jornalistas", afirmou Maria José Braga, presidente da Fenaj.

"Quando um chefe de Estado ataca sistematicamente profissionais e veículos de imprensa, incentiva que seus apoiadores façam o mesmo, inclusive com intimidação, ameaças e até agressões. Bolsonaro potencializa a agressividade contra jornalistas, e com isso afronta os valores democráticos", acrescentou.

A Fenaj informa que o monitoramento considera apenas os pronunciamentos registrados por escrito no site do Planalto (que transcreve discursos e entrevistas oficiais) e no Twitter, canais oficiais de comunicação do presidente. Por isso, a entidade afirma que o número de ataque é ainda maior que o verificado. O levantamento foi divulgado inicialmente com dados de janeiro a outubro de 2019, na véspera do Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, celebrado em 2 de novembro.

"As declarações do presidente alimentaram a hostilidade contra jornalistas neste ano de 2019. Alguns ministros também passaram a fazer uso dessa tática, e isso incentivou apoiadores do governo a perseguir os jornalistas nos meios digitais, com mensagens ameaçadoras e exposição de dados privados. É uma tentativa desesperada de enfraquecer o exercício do jornalismo, e de desviar o foco das denúncias contra o governo que vêm se somando desde o início de 2019", acrescentou Márcio Garoni, diretor da Fenaj.

A Federação informa que o Relatório Anual da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil será divulgado no dia 16 de janeiro, no Rio de Janeiro. O balanço continuará a ser divulgado em 2020.

Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Bolsonaro compara Flávio a Neymar e ofende jornalista

UOL Notícias