Deputada do PSL divulga fake news "do borracheiro" sobre coronavírus
A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) divulgou em suas redes sociais fake news sobre um porteiro que morreu em um acidente, mas em seu atestado de óbito a causa da morte tinha sido atribuída à covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
A notícia que circulou em redes sociais e em grupos de WhatsApp junto com o suposto atestado de óbito é apenas parcialmente verdadeira. Uma versão anterior deste texto informava incorretamente que ela era falsa: de fato, ele não morreu em decorrência do novo coronavírus, mas sua morte não se deu por causa de um acidente com um pneu. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco esclareceu na segunda-feira que a certidão de óbito do paciente foi preenchida com erro.
Diferentes versões da história foram publicadas ao longo do final de semana para desacreditar o número de mortes por coronavírus no Brasil.
"Denúncia séria. Sabotadores sendo desmascarados. Homem morre por explosão de pneu e atestado de óbito atesta morte por coronavírus. O momento é sério, pessoas morrerão de coronavírus mas a quem serve sabotar os números e criar estatística?", escreveu ela marcando o ministro da saúde, Luís Mandetta, e o presidente Jair Bolsonaro.
Além do comentário, ela postou um vídeo criticando a suposta sabotagem e a fala de um ciclistas que fala com pessoas que ele diz ser da família da vítima e que negam a morte por covid-19.
Atualização: horas depois da publicação, a deputada apagou o tuíte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.