Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Lula diz que Bolsonaro está levando país para o 'matadouro'

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista ao UOL em janeiro de 2020 Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 10h11Atualizada em 17/04/2020 13h12

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está levando o Brasil para um "matadouro" em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", Lula disse que o Brasil pode repetir cenas vistas no Equador, onde as famílias tiveram de abandonar corpos de vítimas da covid-19 nas ruas por falta de vagas em hospitais e em cemitérios.

"Infelizmente, eu temo que o Brasil vá sofrer muito por causa do comportamento imprudente de Bolsonaro. Eu temo que, se isso [número de mortes] crescer, o Brasil possa ver casos como aquelas imagens horríveis que vimos em Guayaquil [maior cidade do Equador]", declarou.

O petista declarou que Bolsonaro estaria cometendo crime de responsabilidade na condução da crise —ao minimizar a pandemia e criticar medidas de isolamento social— e que isso poderia ser motivo para um eventual pedido de impeachment.

"Não podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele. [Mas], se Bolsonaro continuar cometendo crimes de responsabilidade, tentando levar a sociedade para o matadouro, que é o que ele está fazendo, eu acho que as instituições precisarão achar um jeito de resolver o problema. Isso significa que precisaremos de um impeachment", afirmou.

Para Lula, Bolsonaro coloca parte da sociedade em risco de contaminação pelo coronavírus ao ignorar as medidas de distanciamento recomendadas pelo Ministério da Saúde.

"É natural que uma parcela da população não entenda a necessidade de ficar em casa ou a seriedade disto, especialmente quando o Presidente da República é um troglodita que diz que isso é apenas uma 'gripezinha'", declarou.

Procurado pelo UOL, o Palácio do Planalto informou que não comentará as declarações do ex-presidente Lula.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Guayaquil é a maior cidade do Equador, e não a capital do país. A informação foi corrigida

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coronavírus: Lula diz que Bolsonaro está levando país para o 'matadouro' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus