Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe diz que protocolará pedido de impeachment de Bolsonaro ainda hoje

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 15h04

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que protocolará ainda hoje um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo ele, "há motivos de sobra" para o afastamento.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Randolfe cita "a ocorrência de pelo menos dois crimes" cometidos por Bolsonaro.

"São os crimes de advocacia administrativa, prevista no artigo 321 do Código Penal, e o crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do mesmo diploma legal", explicou o senador do Amapá.

"Lamentavelmente, diante destas gravíssimas acusações, não nos resta outra alternativa senão, ainda no dia de hoje, protocolar o pedido de afastamento, de impeachment, do senhor presidente Jair Bolsonaro, pelo fato de ele ter interferido autonomia da Polícia Federal e ter cometido o crime de falsidade ideológica", anunciou.

As declarações dizem respeito ao pronunciamento realizado pela manhã por Sergio Moro, agora ex-ministro da Justiça. Segundo Moro, Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, para ter acesso a investigações e relatórios da PF, o que é proibido pela legislação.

"Ontem, conversei com o presidente e houve essa insistência [sobre a troca no comando da PF]. Falei que seria uma interferência política e ele disse que seria mesmo", declarou o ex-ministro, que disse que não assinou a exoneração Valeixo, embora seu nome conste no documento.

Sergio Moro pede demissão

Band Notí­cias