Randolfe diz que protocolará pedido de impeachment de Bolsonaro ainda hoje
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que protocolará ainda hoje um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo ele, "há motivos de sobra" para o afastamento.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Randolfe cita "a ocorrência de pelo menos dois crimes" cometidos por Bolsonaro.
"São os crimes de advocacia administrativa, prevista no artigo 321 do Código Penal, e o crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do mesmo diploma legal", explicou o senador do Amapá.
"Lamentavelmente, diante destas gravíssimas acusações, não nos resta outra alternativa senão, ainda no dia de hoje, protocolar o pedido de afastamento, de impeachment, do senhor presidente Jair Bolsonaro, pelo fato de ele ter interferido autonomia da Polícia Federal e ter cometido o crime de falsidade ideológica", anunciou.
As declarações dizem respeito ao pronunciamento realizado pela manhã por Sergio Moro, agora ex-ministro da Justiça. Segundo Moro, Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, para ter acesso a investigações e relatórios da PF, o que é proibido pela legislação.
"Ontem, conversei com o presidente e houve essa insistência [sobre a troca no comando da PF]. Falei que seria uma interferência política e ele disse que seria mesmo", declarou o ex-ministro, que disse que não assinou a exoneração Valeixo, embora seu nome conste no documento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.