Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo faz ato contra governo Bolsonaro na área central de Brasília

Grupo que fez ato contra governo Bolsonaro neste sábado (13) em Brasília se concentrou no estacionamento da Funarte - Divulgação
Grupo que fez ato contra governo Bolsonaro neste sábado (13) em Brasília se concentrou no estacionamento da Funarte Imagem: Divulgação

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

13/06/2020 11h24

Um grupo com dezenas de pessoas participa de um ato contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste sábado (13) na área central de Brasília, informou a Polícia Militar do Distrito Federal.

Parte dos manifestantes se reuniu no estacionamento da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e desceu a Esplanada dos Ministérios em carreata rumo ao Congresso Nacional.

Outro grupo se reuniu na praça do Museu Nacional da República, na altura da rodoviária da capital federal. No local, havia pessoas com bandeiras do PCO (Partido da Causa Operária) e um boneco inflável de Bolsonaro com as mãos vermelhas, representando sangue.

A Polícia Militar do DF não divulgou o número de participantes.

Imagens da CNN mostram manifestantes perto da Esplanada dos Ministérios - Reprodução/ CNN Brasil - Reprodução/ CNN Brasil
Imagens da CNN mostram manifestantes perto da Esplanada dos Ministérios
Imagem: Reprodução/ CNN Brasil

Manifestações da semana passada

Esse é o segundo final de semana seguido em que Brasília registra manifestações contrárias ao governo. Na semana passada, grupos contra e a favor do presidente dividiram a Esplanada dos Ministérios. Antes disso, a capital federal registrava com frequência atos favoráveis a Bolsonaro.

No domingo (7), a Esplanada dos Ministérios foi dividida por um cordão formado por grades e policiais militares, com a Praça dos Três Poderes bloqueada. Os protestos aconteceram ao mesmo tempo. Por imagens aéreas da manifestação, chamou a atenção o número maior de manifestantes contrários ao governo do que de apoiadores.

Enquanto os manifestantes contra o governo carregaram faixas com dizeres como "Fora, Bolsonaro fascista" e "antirracismo", os apoiadores do governo federal tinham um trio elétrico e bandeiras pela "liberdade", "família", e "intervenção cívico militar". Não houve registros de conflitos.

Manifestações a favor e contra Bolsonaro em Brasília, no domingo (7) - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Manifestações a favor e contra Bolsonaro em Brasília, neste domingo (7)
Imagem: Reprodução/GloboNews