Topo

Após acordo, Câmara dos Deputados elege nomes da mesa diretora

03.fev.2021 - Sessão para a eleição da Mesa Diretora aberta pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
03.fev.2021 - Sessão para a eleição da Mesa Diretora aberta pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Kelli Kadanus

Colaboração para o UOL, em Brasília

03/02/2021 12h44Atualizada em 03/02/2021 13h47

Depois de fechar um acordo no colégio de líderes, os deputados elegeram hoje os ocupantes de dez cargos da mesa diretora da Câmara. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) havia anulado a eleição de segunda-feira (1º) em seu primeiro ato após eleito, retirando cargos da oposição no comando da Câmara.

Para evitar a judicialização do caso, os deputados fecharam um acordo ontem, que devolveu cargos na mesa aos partidos de oposição.

Hoje foram escolhidos os seguintes cargos:

  • Primeira vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
  • Segunda vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
  • Primeira secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
  • Segunda secretaria: Marília Arraes (PT-PE) (2º turno)
  • Suplência: Cassio Andrade (PSB-PA)
  • Terceira Secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);
  • Quarta secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ);
  • Suplentes: Eduardo Bismack (PDT-CE), Alexandre Leite (DEM-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Ao anular a eleição na segunda, Lira argumentou que houve atraso no registro do bloco do adversário, Baleia Rossi (MDB-SP). O PT só conseguiu registrar a participação no bloco às 12h06. O prazo se encerrava às 12h.

Partidos da oposição ameaçaram judicializar a questão, entrando com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal). Ontem, após reuniões, os líderes decidiram tentar primeiro uma saída política para o impasse. Os mandatos são de dois anos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto errou ao informar que os cargos de segundo vice-presidente e suplente da segunda vice-presidência seriam decididos no segundo turno. Apenas o de suplente foi para nova votação. A informação foi corrigida.