Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro promete harmonia ao receber Rodrigo Pacheco e Arthur Lira

Os presidentes Jair Bolsonaro, da República, Rodrigo Pacheco, do Senado, Arthur Lira, da Câmara e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos - Marcos Correa/PR
Os presidentes Jair Bolsonaro, da República, Rodrigo Pacheco, do Senado, Arthur Lira, da Câmara e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos Imagem: Marcos Correa/PR

Natalia Lazaro

Colaboradora do UOL, em Brasília

03/02/2021 10h48

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu hoje, no Palácio do Planalto, os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente. Ele prometeu que haverá harmonia entre os três e falou rapidamente sobre as prioridades para 2021.

"É uma satisfação muito grande receber essa visita dos novos presidentes da Câmara e do Senado. Esse diálogo não começou agora. Trocamos impressões, e o diálogo começou durante a campanha. Apresentamos sugestões de pautas e que possam ter certeza que o clima é o melhor possível. Imperará harmonia entre nós. Essas sugestões são assuntos voltados para pandemia, saúde, economia e reformas do estado", declarou Bolsonaro, ao lado de Pacheco e Lira.

O encontro do trio ocorreu após assinatura do documento com medidas prioritárias do Senado e da Câmara por Pacheco e Lira. Na carta, os chefes destacaram as mesmas pautas citadas por Bolsonaro.

À imprensa, Pacheco informou que a finalidade do encontro é alinhar os assuntos emergenciais com o Executivo para "pacificar" os trabalhos. Tanto o presidente do Senado quanto Lira foram apadrinhados por Bolsonaro enquanto candidatos aos cargos. Agora, diante do presidente, Pacheco também falou sobre a importância da boa relação entre os poderes.

"Esse é um momento importante dentro da linha que buscamos, de pregar de pacificação, boa relação e harmonia entre poderes, resguardando independência de um poder em relação a outro. Mas é fundamental o diálogo. Nesse momento o foco principal é o enfrentamento seguro, ágil e inteligente da pandemia, com disponibilização de vacinas. E a recuperação econômica do Brasil", disse o presidente do Senado.

Arthur Lira seguiu o mesmo tom, de valorizar o diálogo com o presidente, e chegou a falar que agora a preocupação dos deputados está "100% voltada para o combate da pandemia, com legislações que possam minimizar o sofrimento dos brasileiros".

O encontro dos 3 ocorreu antes da votação da Mesa Diretora da Câmara, sendo responsável, inclusive, pelo atraso da sessão. Pacheco também informou que vai se reunir com Lira hoje à noite para organizar os cronogramas do Congresso.