Topo

Esse conteúdo é antigo

São grupos financiados e polícia tem de apurar, diz Ibaneis sobre protestos

Do UOL, em São Paulo

02/03/2021 12h32Atualizada em 02/03/2021 16h22

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi questionado hoje, durante o UOL Entrevista, sobre a possibilidade de haver políticos financiando os protestos contra a ampliação de restrições para conter a covid-19 na região. Na visão do chefe do Executivo estadual, existem alguns nomes envolvidos.

"Temos a deputada federal Paula Belmont, a deputada Bia Kicis, a deputada Julia Luci e várias inúmeras pessoas já identificadas que não são de nenhum segmento, não são empregados nem empresários no DF, mas isso tudo fica para polícia apurar", disse o governador.

Para Ibaneis, os deputados estão no direito de se manifestar e de apoiar movimentos. Mas quem estiver financiando a participação nos protestos deve ser investigado.

"Se tem alguém naquele movimento, que é para ser de empresário e empregados, e tem alguém que não é nem empresário ou empregado, elas não estão ali de graça, isso que se deduz", afirmou.

Empresários e comerciantes realizaram protestos no domingo (28) e nesta segunda-feira (1º), em diferentes pontos da capital. Os manifestantes se mostraram contrários às medidas restritivas para o comércio e lazer no Distrito Federal.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais com os protestos que ocorreram nesta segunda (1º), é possível ver manifestantes vestidos com camisas verdes e amarelas, com bandeiras do Brasil e acionando vuvuzelas em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo.

Ibaneis havia anunciado na noite do dia 26 de fevereiro que o lockdown teria duração de 15 dias, com retorno das atividades "aos poucos".

Embate com Ronaldo Caiado

Ibaneis admitiu "nunca ter se dado bem" com o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e ainda atacou o mandatário, dizendo que ele tem "problemas psiquiátricos".

"Nunca tive um bom relacionamento com Caiado. Acho que ele tem seus problemas psiquiátricos, tem que cuidar desse assunto", disse.

A grande realidade em relação ao entorno da cidade de Goiás é que ele não dá a atenção devida. Ele tem um hospital aqui do lado, em Águas Lindas, que está faltando 12% para a conclusão. Ele já tem dois anos de governo e não conseguiu concluir, mesmo com a pandemia. Então são 2,5 milhões de habitantes que são atendidos no DF porque ele não tem capacidade de atendimento.
Governador Ibaneis Rocha (MDB-DF)

Ao mesmo tempo, o emedebista disse que trata as desavenças com Caiado no campo político e que não leva as questões para o pessoal.

"Quero que ele trabalhe e resolva o problema dele. No campo pessoal, para mim, é uma excelente pessoa, podemos nos encontrar em qualquer lugar que está tranquilo. No campo da política e no campo administrativo, vou continuar dizendo que ele é incompetente."

Caiado e Ibaneis se encontrariam hoje, durante um evento entre governadores, mas o governador de Goiás cancelou sua agenda, após um quadro febril durante a noite.