Dilma: Brasil tem misógino no poder e vive momento tenebroso para mulheres
Em uma mensagem em referência ao Dia Internacional da Mulher, a ex-presidente da República Dilma Rousseff disse que o Brasil tem um misógino — pessoa com aversão às mulheres — no poder e vive um momento tenebroso para as mulheres.
Dilma não citou nominalmente o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas escreveu no Twitter que o país enfrenta um período sombrio e brutal desde 2016, quando a ex-presidente sofreu um impeachment.
"O Brasil vive um período sombrio e brutal, desde a minha destituição para alçar ao governo um grupo de homens corruptos, brancos e machistas; e desde a prisão ilegal de Lula para impedi-lo de ser eleito, o que levou à ascensão de um misógino, racista e homofóbico ao poder", disse.
"Vivemos um momento devastador para a democracia, para a soberania nacional, para os direitos do povo e, sobretudo, tenebroso para as mulheres. Hoje, no Brasil, é fator de risco ser mulher, ser mulher negra e ser mulher LBT", completou.
Dilma Rousseff ainda disse que é "justo que as mulheres brasileiras soltem o grito de revolta que têm atravessado na garganta", uma vez que "são os maiores alvos da exclusão e da violência".
"(As mulheres são) as maiores vítimas da pandemia que Bolsonaro agrava ao desprezar a vida e negar vacina e renda suficiente para todos"
Dilma Rousseff, ex-presidente da República
Ela ainda listou os motivos que levam as mulheres a serem as maiores vítimas da pandemia no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.