Topo

Esse conteúdo é antigo

'Faltou erva para o movimento', diz Bolsonaro ao minimizar manifestações

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

31/05/2021 11h10Atualizada em 31/05/2021 14h46

A apoiadores na frente do Palácio do Alvorada o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou as manifestações contra o governo que reuniram milhares de pessoas no sábado (29) em 22 estados e no Distrito Federal e afirmou que o movimento "teve pouca gente" por falta de maconha.

"Sabe por que teve pouca gente nessa manifestação da esquerda neste fim de semana? Porque a PF [Polícia Federal] e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estão apreendendo muita maconha pelo Brasil. Faltou erva para o movimento", disse.

Segundo os organizadores, os atos ontem ocorreram em 213 cidades no Brasil e 14 cidades no exterior, com a presença de mais de 420 mil pessoas.

Arrancando risadas de apoiadores, Bolsonaro também criticou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, que subiu em um trio elétrico em Brasília e chamou o presidente de "fascista".

"Nesta manifestação do PT, o Kakay estava falando contra mim, sinal de que estamos no caminho certo", disse.

Cidades têm atos contra o governo Bolsonaro

Ao atacar o advogado, o presidente também desferiu uma crítica ao STF (Supremo Tribunal Federal) que, mesmo com todas as liturgias do Judiciário, permitiu que o defensor fosse fotografado de bermuda nos corredores da Corte.

"Aquele que entra de bermuda em qualquer lugar, mas que na presidência ele não entra", afirmou.

Após deixar falar com os apoiadores, o presidente foi ao Palácio do Planalto onde participou, por videoconferência, do Fórum de Investimentos Brasil 2021. No evento, Bolsonaro se solidarizou com as famílias das vítimas do novo coronavírus, mas disse enxergar uma 'evolução positiva' da pandemia.

"Manifesto meu pesar às famílias das vítimas. [Mas] Diante dos naturais desafios que o país vem enfrentando, há evolução positiva. O Brasil já aplicou mais de 65 milhões de doses de vacinas", enfatizou.

Entre sábado e domingo, o Brasil registrou 950 mortes decorrentes da covid-19 e já totaliza mais de 462 mil mortes por conta da doença, conforme dados levantados pelo consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte.