Topo

Após ONU condenar, Bolsonaro volta a posar com criança fardada

Do UOL, no Rio

09/10/2021 15h32

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a posar com uma criança fardada neste sábado, em Peruíbe (SP). Na última terça-feira, o Comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) dos Direitos da Criança condenou a presença de crianças vestidas como militares em eventos com o presidente.

Foi o próprio Bolsonaro quem tornou a imagem pública, por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook por volta de 16h. Nela, ele aparece em meio a um grupo de apoiadores na cidade do litoral paulista e, num determinado momento, apoia a criança sobre seus ombros. Depois, o presidente compartilhou o vídeo em sua perfil no Twitter às 16h27.

No começo da tarde, Bolsonaro havia divulgado outro vídeo, em que aparece sem máscara em meio a uma aglomeração. As imagens o mostram comendo pastel e tomando caldo de cana, acompanhado do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ). Num dos momentos do vídeo, uma apoiadora se aproxima de Bolsonaro para tirar uma foto. A mulher está de máscara na imagem.

Procurada, a assessoria de imprensa da presidência ainda não se manifestou sobre o caso. Este texto será atualizado assim que houver posicionamento.

Na balsa a caminho de Santos

Divulgado pelo canal do YouTube Foco do Brasil, outro vídeo mostra Bolsonaro na balsa a caminho da cidade de Santos (SP). Na gravação, o presidente posa para foto com outra apoiadora. Ambos também aparecem sem máscaras nas imagens.

Outro vídeo publicado pelo mesmo canal às 15h30 mostra mais imagens da manhã do presidente neste sábado. Ao todo, o presidente tirou, pelo menos, 5 fotos com pessoas sem máscara em sua visita à barraca de pastel em Peruíbe.

Em outro momento, o mesmo vídeo mostra a visita de Bolsonaro a um restaurante self-service. Lá, ele tirou mais fotos e aparece almoçando na companhia de 8 pessoas, todas sem máscaras. Entre elas, é possível ver Carlos Bolsonaro, filho do presidente e vereador no Rio pelo Republicanos.

Na contramão das recomendações

A conduta de Bolsonaro vai na contramão das recomendações das autoridades médicas para o combate à propagação do coronavírus.

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, as evidências científicas mais recentes mostram que o uso de máscaras é uma medida fundamental para suprimir a transmissão da Covid-19 e salvar vidas.

"Continua sendo uma orientação da OMS o uso consistente de máscaras onde não há possibilidade de distanciamento social", afirmou Mariângela Simão, diretora-geral assistente da OMS em junho deste ano.

Apoiador agride jornalistas

Na noite de sexta, um homem agrediu jornalistas da TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista, em Guarujá. A equipe de reportagem estava no local para cobrir a chegada de Bolsonaro à região.

Em um vídeo compartilhado no YouTube pelo jornal A Tribuna, o homem aparece gritando expressões como "Globo Lixo", "acabou a mamata". Em um dos momentos da gravação, ele dá um tapa na câmera de um dos jornalistas que o filmava.