Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro é recebido sob protestos e ato de apoiadores em cidade italiana

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

01/11/2021 12h03

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi recebido com atos contrários e favoráveis em Anguillara Veneta, cidade do norte da Itália com 4 mil habitantes, para onde a comitiva presidencial viajou hoje depois de participar da cúpula G20, em Roma. O município, local de nascimento de um bisavô de Bolsonaro que emigrou para o Brasil, concede hoje ao presidente o título de cidadão honorário.

Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Veneza, a cerca de 80 quilômetros de Anguillara, e seguiram em comboio até a cidade. Segundo a agenda do presidente, o primeiro compromisso seria a cerimônia, na sede da prefeitura, para a entrega da honraria.

Relacionadas

Cidade italiana tem atos pró e contra título honorário a Bolsonaro

Um protesto em frente ao prédio com cerca de 200 pessoas, porém, levou a comitiva presidencial a mudar os planos por "razões de segurança", segundo a agência ANSA. Com o desvio no itinerário, Bolsonaro foi para o espaço onde a prefeita Alessandra Buono, do partido de ultradireita Liga Norte, organizou um almoço de recepção ao presidente.

O protesto contra Bolsonaro foi organizado por de vários partidos e entidades sindicais italianas de esquerda, que levaram bandeiras e cartazes contra a concessão da homenagem.

"A cidadania é inoportuna porque as posições de Bolsonaro não espelham os valores de nossa Constituição", disse o vereador de oposição Antonio Spada, citando como exemplo declarações homofóbicas e misóginas do presidente e suas políticas para a Amazônia.

A viagem do presidente pela Itália se encerra amanhã, com uma visita a um monumento em Pistoia, na região central do país, em memória dos soldados brasileiros que morreram na Segunda Guerra Mundial.

Esse evento deve ter a participação do senador italiano de ultradireita Matteo Salvini, aliado da família Bolsonaro. Salvini já foi o político mais popular do país, mas que hoje vem perdendo espaço para a deputada Giorgia Meloni, líder do partido Irmãos da Itália (FdI), também de extrema direita.

Com agência ANSA

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsonaro é recebido sob protestos e ato de apoiadores em cidade italiana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política