Topo

Após críticas de SP, Leite reclama a caciques tucanos de app instável

Hanrrikson de Andrade e Fabrício de Castro

Do UOL, em Brasília

21/11/2021 14h35Atualizada em 21/11/2021 14h39

Concorrente nas prévias do PSDB para definição do candidato à presidência no ano que vem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tenta mobilizar caciques tucanos para uma reunião na tarde hoje. A pauta: reclamações quanto a indícios de instabilidade no aplicativo criado para contabilizar os votos.

Leite tem como oponentes no processo de seleção o governador de São Paulo João Doria e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O anúncio do resultado estava marcado originalmente para 17h. Porém, devido às reclamações de que problemas ocorreram no sistema de votação, a cúpula do partido decidiu suspender a previsão.

Denúncias de instabilidade no app têm circulado pelo WhatsApp de prefeitos e parlamentares tucanos, em especial representantes do diretório de São Paulo —base eleitoral de Doria, que é tido como favorito na disputa.

O presidente da representação paulista, Marco Vinholi, apoiador de Doria, e Fernando Alfredo, chefe do diretório municipal da capital, foram os primeiros a reclamar publicamente. SP representa 62% do total de militantes do PSDB no país.

Alguns líderes tucanos se disseram surpresos com a iniciativa de Vinholi, pois, teoricamente, o impasse durante o processo de votação seria mais interessante à chapa encabeçada por Leite.

Nos bastidores das prévias, evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, há um clima de "já ganhou" entre os apoiadores declarados e não declarados do governador paulista.

Desde 8h, horário em começou a votação, o aplicativo que corresponde à urna tucana ficou 4 horas e meia fora do ar, de acordo com as informações divulgadas por Vinholi.

"Somente em São Paulo são cerca de 26 mil (62% do total) credenciados que, neste momento, não conseguem acesso ao voto. O Diretório Estadual do PSDB de São Paulo já requereu providências e aguarda que o sistema de votação seja retomado o mais brevemente possível, evitando assim um prejuízo enorme para o filiado exercer o seu direito ao voto", informaram os dirigentes de SP, em nota.

Mensagens obtidas pelo UOL junto a lideranças regionais tucanas indicam que o problema no app é "generalizado" e ocorre em vários locais do país. Em pelo menos um dos diretórios, o do Jabaquara, em São Paulo, nenhum filiado teria conseguido registrar o seu voto, de acordo com os diálogos privados.

"Estou desde cedo tentando votar e não consigo. Toda hora trava, chego até o momento de escolher o candidato e na hora de mandar a foto pra validar o voto, simplesmente trava e volta do inicio", diz trecho de uma das mensagens.