Senadores do Podemos começam a escolher equipe da campanha de Moro
Sem base operacional definida ainda, a equipe da pré-campanha à Presidência da República de Sergio Moro começa a ser escolhida, em especial, pelos senadores Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães, ambos representantes do Paraná e filiados ao Podemos. partido ao qual o ex-ministro (e atual adversário) de Jair Bolsonaro se filiou neste mês.
Enquanto os nomes do marqueteiro e de outros integrantes do time de Moro são decididos, a pré-campanha no Podemos tem contado com o apoio de funcionários vinculados à legenda e servidores ligados a parlamentares do partido.
O nome de Moro aparece em terceiro lugar, empatado com Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno da disputa presidencial, em pesquisa eleitoral realizada pela Genial Investimentos e a Quaest Consultoria, divulgada no dia 10.
Próximos do ex-ministro, Dias e Oriovisto têm começado a formar o grupo de trabalho que será responsável pela comunicação da futura campanha. Alguns nomes de assessores de deputados e de senadores do Podemos já foram escolhidos, mas a dupla ainda busca quem vai comandar a equipe de imprensa.
Recém-chegada ao grupo que tem tocado a comunicação da pré-campanha, a deputada federal a Dayane Pimentel (PSL-BA), ex-presidente do PSL baiano e ex-aliada de Bolsonaro, enfrenta resistência entre integrantes do grupo de Moro. Em rede social, ela disse que disse que será coordenadora estadual da futura candidatura do ex-juiz.
Para a articulação junto a políticos, a pré-campanha já escolheu o atual diretor de planejamento do Podemos, Douglas Figueiredo, que tem feito um trabalho junto a vereadores e deputados estaduais de diversos estados.
Em entrevista para o programa Conversa com Bial, da Rede Globo, na semana passada, Moro anunciou o economista Affonso Celso Pastore como seu conselheiro econômico, mas não revelou outros nomes da área. Alegou que é melhor manter o sigilo porque "o projeto ainda está sendo construído".
Votos no Norte e Nordeste dependem de ampliação da pauta
Entre os integrantes do grupo já em atuação ao lado de Moro, há o entendimento de que o ex-juiz, agora político, está com o discurso de campanha pronto. O futuro candidato precisa, no entanto, ir além do discurso de combate à corrupção, que mobiliza o eleitorado antipetista, sobretudo no centro-sul do país.
A avaliação é que, para atrair votos em para outras regiões, em especial o Norte e Nordeste, Moro não poderá se limitar ao tema. Será preciso adequar o discurso ao enfrentamento da pobreza e à aplicação de políticas sociais.
Em busca de um marqueteiro
O marqueteiro que auxiliará a campanha ainda não foi definido. Entre os fatores que dificultam a definição está a atuação de Moro como juiz, por ter determinado a prisão de políticos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e punições baseadas no financiamento de campanha.
Além das restrições impostas pelo passado de Moro na Lava Jato, nomes conhecidos marketing político já estão acertados com outras campanhas. A opção da equipe do ex-ministro é tentar buscar um publicitário desconhecido em disputas no âmbito nacional, mas com experiência com candidaturas estaduais.
Ex-responsável por campanhas do PT e ex-réu da Lava Jato, João Santana foi contratado neste ano pelo PDT para construir a pré-candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes. O publicitário Chico Mendez também já está comprometido com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.
Auxiliando nas prévias eleitorais do PSDB, o publicitário Daniel Braga, especialista em redes sociais, tem ajudado o governador tucano João Doria (SP). Ex-delator da Lava Jato sobre caixa dois nas campanhas eleitorais do MDB do Rio de Janeiro, Renato Pereira tem montado a pré-candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio. Antes com o tucano Aécio Neves (PSDB), hoje deputado federal, Zuza Nacif deverá ajudar o partido Avante nas eleições de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.