Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro rompe com Arthur do Val após vazamento de áudios sexistas do deputado

Moro em encontro com  Arthur do Val - Reprodução/Twitter/SF_Moro
Moro em encontro com Arthur do Val Imagem: Reprodução/Twitter/SF_Moro

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 20h30Atualizada em 05/03/2022 17h33

O pré-candidato à Presidência da República Sérgio Moro (Podemos) rompeu com seu aliado político Arthur do Val (Podemos-SP), o "Mamãe Falei", após a revelação de áudios com comentários sexistas feitos pelo político. O material foi gravado durante viagem do deputado estadual à Ucrânia.

O UOL teve acesso aos áudios, revelados pelo Metrópoles. Neles, o pré-candidato ao Governo de São Paulo afirmou que as ucranianas são "fáceis" de se relacionar "porque são pobres". Ele também se referiu a um grupo de agentes da alfândega ucraniana como "12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser".

"Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público", disse Moro, em publicações nas suas redes sociais na noite desta sexta-feira (4).

Arthur do Val viajou à Ucrânia na segunda-feira (28), com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), do qual é um dos membros. Eles foram até o leste europeu para acompanhar a guerra do país comandado por Volodymyr Zelensky com a Rússia, de Vladimir Putin.

Ao criticar o aliado político, Moro disse que tem "uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos —tanto no campo público quanto na vida privada". O ex-juiz federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) afirmou ainda que jamais comungará com "visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime".

Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige
Sergio Moro sobre Arthur do Val

Além de Moro, outros políticos também se manifestaram contra a fala de Arthur do Val, dentre aliados e oposicionistas.

Neste sábado (5), o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou como "inaceitáveis" os comentários do parlamentar.

Procurado pelo UOL, o Podemos disse, em nota, que as declarações do deputado estadual são "gravíssimas e inaceitáveis". O partido disse ainda que abriu um procedimento disciplinar interno contra o político.

"Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo", afirmou a legenda.

A reportagem também procurou o MBL, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.