Topo

Esse conteúdo é antigo

'Inaceitáveis', diz representante da Ucrânia sobre áudios de Arthur do Val

Do UOL, no Rio

05/03/2022 17h30

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou neste sábado (5) como "inaceitáveis" os áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), em que afirma que mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". 

"Acho que são inaceitáveis os comentários, um desrespeito aos refugiados. Mas quem tem que dar a qualificação é a sociedade brasileira", disse Anatoliy, em entrevista coletiva na Embaixada da Ucrânia.

As falas do deputado geraram uma série de reações no meio político, o que forçou Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei" a desistir de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. 

"Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo", disse o parlamentar, em nota.

Depois da divulgação das mensagens, o pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse ter rompido com Do Val, seu aliado político. O partido classificou como "gravíssima e inaceitável" a conduta do deputado e anunciou a abertura de um procedimento disciplinar para investigar as falas sexistas dele.

Entenda o caso

O deputado viajou à Ucrânia, no último dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia.

Em uma série de áudios gravados ontem e enviados a um grupo de amigos no Whatsapp, o deputado estadual descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrânia e, em um dos trechos, afirma que elas "são fáceis, porque são pobres".

"Eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei, foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser (...)", afirma o deputado nos áudios, que foram revelados pelo site Metrópoles, e aos quais o UOL também teve acesso.

Em seguida, o parlamentar, afirma: "Detalhe, hein. Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de 'minas' e é inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo, você dá bom dia e ela [sic] ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e supergente boa, é inacreditável", prossegue o deputado.

Segundo ele, nas "cidades mais pobres, elas são as melhores".

A namorada de do Val, Giulia Blagitz, terminou o relacionamento com o deputado, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. "Gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos diferentes", registrou Giulia em um perfil redes sociais, que foi desativado.

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko pediu aos deputados estaduais de São Paulo que cassem o mandato dele.