Topo

Esse conteúdo é antigo

Aliados e oposição criticam fala sexista de Mamãe Falei sobre ucranianas

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/03/2022 20h27

Políticos aliados e opositores do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", criticaram as falas sexistas do parlamentar, que é pré-candidato ao governo de São Paulo. O político teve áudios vazados em que ele descreve as mulheres ucranianas como "fáceis porque são pobres".

"Eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei, foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser", afirma o deputado em trecho dos áudios, aos quais o UOL teve acesso.

Sergio Moro rompe com Arthur Do Val

21.dez.2021 - O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos) em encontro com o deputado estadual Arthur do Val - 21.dez.2021 - Reprodução/Twitter/SF_Moro - 21.dez.2021 - Reprodução/Twitter/SF_Moro
21.dez.2021 - O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos) em encontro com o deputado estadual Arthur do Val
Imagem: 21.dez.2021 - Reprodução/Twitter/SF_Moro

Após vazamento de áudio sexista, o pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo Podemos, Sergio Moro, disse ter rompido com candidato do MBL.

Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos —tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime.

Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige."

Podemos instaura processo interno

Partido do deputado, o Podemos emitiu nota repudiando as declarações e informando que irá instaurar um processo administrativo interno contra o parlamentar.

"Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo".

Haddad faz referência a Kim Kataguiri

Opositor de Arthur do Val em São Paulo, o petista Fernando Haddad questionou se Moro defenderia o deputado estadual ao lembrar que ex-juiz havia afirmado que falas do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) sobre o nazismo foram "gafe verbal". Tanto Kim como Arthur integram o MBL, que faz frente de apoio à candidatura de Moro.

07.fev.22 - Tabata Amaral posa com Monark e Kim Kataguiri, após filmagem de episódio do podcast Flow - Reprodução - Reprodução
07.fev.22 - Tabata Amaral posa com Monark e Kim Kataguiri, após filmagem de episódio do podcast Flow
Imagem: Reprodução

Num debate sobre perseguição contra grupos minoritários exibido pelo Flow Podcast, Kim sugeriu que grupos radicais ganham força quando o cerceamento de ideias extremistas é praticado em detrimento da liberdade de expressão. Depois de a PGR instaurar inquérito contra Kim, Moro se manifestou: "Não vamos apagar o histórico dele como parlamentar porque ele cometeu esse erro brutal... Foi uma gafe verbal", disse Moro em entrevista a jornalistas sobre o caso.

Procurado hoje pelo UOL, Kim disse que aguardaria explicações do Arthur do Val para se manifestar.

Petistas e bolsonarista vão representar contra

Emídio de Souza, Paulo Fiorilo e José Américo, deputados do PT, vão representar contra Artur do Val por quebra de decoro parlamentar. O bolsonarista Gil Diniz (PL) tomará o mesmo caminho.

Isa Penna recebeu ligação e vai representar contra

Isa Penna participou de atos do MBL contra o presidente Jair Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Isa Penna participou de atos do MBL contra o presidente Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Ao UOL, deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) disse o seguinte: "Turistas vem ao Brasil atrás das mulheres morenas e pretas, machistas de todo o mundo vão ao leste europeu atrás de loiras. O deputado demonstra com sua prática toda a misoginia que nós feministas denunciamos e combatemos. Nojento".

Em seu perfil no Twitter, ela disse que recebeu ligação de Arthur do Val e que vai representar contra ele na Justiça.

"É todo dia, —absolutamente todos os dias—, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento? Me mandaram os áudios do Mamãe Falei e ele pediu a minha opinião sobre o que foi falado. E como todo mundo sabe que eu sempre tive papo reto, nunca passei pano e seguirei não passando, dei a minha resposta e minha opinião sobre o caso. A respeito disso, estou agora entrando com uma representação jurídica contra o Arthur com as advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos."

Randolfe, Janaína, Doria e codeputada condenam

Randolfe criticou falas de Arthur do Val - Edilson Rodrigues/Agência Senado - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Randolfe criticou falas de Arthur do Val
Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em contato com o UOL, o vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), declarou o seguinte sobre o episódio:

"Repugnante e inaceitável, por todas as razões, sobretudo de ordem humanitária. Atitude típica de delinquente".

Em seu perfil no Twitter, o congressista foi além: "Abjeto, nojento, totalmente sem escrúpulos, sem moral ou humanidade! Não deve ser chamado de parlamentar, mas de assediador e covarde! As máscaras dessa corja estão caindo. Espero que pague".

A deputada estadual Janaína Paschoal, aliada política de Arthur do Val, classificou como "revoltantes" as declarações do político ligado ao MBL.

Codeputada estadual da Mandata Ativista pelo PSOL-SP, Mônica Seixas disse que, se for comprovada a culpa de Arthur, ela pedirá cassação do deputado.

"Vou encaminhar um pedido formal de explicação de viagem do Mamãe Falei não afastado até hoje da Alesp. Além de que, se comprovada a autoria dos audios, vou pedir a cassação do seu mandato. Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas."

O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB também se manifestou sobre as falas misóginas de Arthur do Val.