Topo

Buffet misterioso e 150 convidados: o que se sabe do casamento de Lula

Lula e Janja já moram juntos, mas vão oficializar a união com uma festa de casamento Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL

17/05/2022 14h22Atualizada em 20/05/2022 13h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se casar nesta quarta-feira (18) com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja. A cerimônia ocorre em São Paulo, às 19h, mas poucos detalhes foram divulgados.

Esta será a terceira vez que Lula vai se casar. A primeira esposa foi Maria de Lourdes da Silva, com quem o ex-presidente ficou pouco mais de dois anos. Em 1974, ele casou com Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu em 2017 por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O noivo não verá a futura esposa no dia do casamento e, por isso, vai dormir em um hotel na zona sul de São Paulo.

Os convidados que vivem fora de São Paulo também estão sendo orientados a se hospedar no mesmo hotel, escolhido por Lula.

Vestido

Apesar das poucas informações divulgadas do casamento, já se sabe que Janja vai usar um vestido assinado pela estilista Helô Rocha, segundo apurado por Universa.

A designer revelou detalhes da peça: um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

O vestido começou a ser produzido em janeiro e, até a última sexta-feira (13), já foram feitas quatro provas.

A estilista não informou o valor da peça produzida para Janja, mas é conhecida por assinar vestidos para noivas famosas —já desenhou modelos usados por Ísis Valverde e Preta Gil.

Buffet

Sabe-se que o casamento vai acontecer em um buffet no bairro nobre de Vila Olímpia, em São Paulo, que pertence ao Grupo Bisutti. No entanto, a empresa possui 16 locais diferentes.

O local exato não foi divulgado. Entretanto, um dos espaços - chamado de Casa Bisutti - tem área útil de 1 mil metros quadrados, pé direito de 7 metros, ar-condicionado central e ainda painéis na parte alta das paredes para uso de projetores luminotécnicos. O local possui ainda palco suspenso para atrações musicais e jardim vertical que circunda a casa e reproduz um típico cenário da Toscana.

Já a Casa Traffô tem capacidade para 450 pessoas. Nela, há um jardim com um espelho d'água, camarim exclusivo com acesso lateral e projeção mapeada em dois ambientes. Enquanto a Villa Bisutti Casa do Ator possui autêntico lustre de Murano no foyer, pé-direito de 7 metros, bar central com palco suspenso e camarim. Os três locais ficam na Vila Olímpia.

A festa está prevista para durar nove horas.

Ainda não há informações sobre o formato religioso escolhido, mas a benção deve ser dada por dom Angélico Sândalo Bernardino, que conhece Lula desde os anos 1970.

Convite

O convite em papel apresenta um QR Code, que leva os convidados para um site onde devem confirmar a presença.

No papel, obtido pela Folha de S. Paulo, os noivos recomendam que os presentes não utilizem celular na cerimônia.

"Nosso momento será único, por isso recomendamos estar presente nele e longe dos celulares", diz.

Os nomes dos noivos aparecem impressos em vermelho, seguido por uma mensagem: "Ninguém mais feliz que eu e você!". Logo abaixo: "Janja e Lula, com carinho, convidam familiares e amigos para celebrarmos o amor".

O convite tem desenhos como um mandacaru e uma abóbora, que fazem referência ao Nordeste, região onde Lula nasceu. Também há uma discreta estrela, símbolo do PT.

Quem vai e quem ficou de fora

O número de convidados gira em torno de 100 a 150 pessoas, entre figuras políticas e artistas amigos dos noivos, segundo o colunista Alberto Bombig, do UOL.

Do meio artístico, aparecem na lista Chico Buarque e Carol Pronner, Gilberto Gil e Flora Gil e Daniela Mercury e Malu Verçosa.

Entre os políticos, os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSB-SP) e Jaques Wagner (PT-BA), o governador Wellington Dias (PI), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP), os deputados federais Rui Falcão (PT-SP) e Márcio Macedo (PT-SE) e o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT-SP).

Do mundo jurídico, o advogado Marco Aurélio de Carvalho e sua mulher e os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendem Lula, segundo a colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.

Da família de Lula, serã cerca de 30 pessoas na festa, conforme Bergamo. Isso porque somente os cinco filhos, com noras e genros, os oito netos, os irmãos e os cunhados foram chamados. Os sobrinhos tiveram que ficar de fora —o ex-presidente tem dezenas de sobrinhos de seus sete irmãos.

Já os seguranças que convivem diariamente com o casal foram dispensados do trabalho e devem comparecer como convidados.

Casal

O casal mora junto desde 2019, quando assumiu publicamente o relacionamento, após Lula sair da prisão. O anúncio do casamento ocorreu em abril de 2022.

"Vou casar agora no mês de maio para dizer ao povo brasileiro: eu confio tanto no Brasil, que aos 76 anos de idade vou casar. Porque eu amo a pessoa que eu vou casar e porque eu amo meu país. E sobretudo porque eu amo esse povo, porque esse povo é responsável por tudo o que aconteceu na minha vida", afirmou em abril o ex-presidente em entrevista à rádio Jangadeiro BandNewsFM.

Janja e Lula teriam começado a namorar em dezembro de 2017.

Em abril do ano seguinte, ele foi preso pela Operação Lava Jato, em Curitiba, onde Janja morava. A relação continuou com visitas da socióloga à Superintendência da Polícia Federal uma vez por semana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Buffet misterioso e 150 convidados: o que se sabe do casamento de Lula - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política