Vereador do partido do vice de Marília Arraes propõe medalha a Bolsonaro
O vereador do Recife Dilson Batista propôs no início deste mês a concessão da medalha de mérito José Mariano ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto foi criticado pela pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), cujo vice, o deputado federal Sebastião Oliveira, é do mesmo partido de Dilson Batista, o Avante.
Marília deixou o PT este ano após passar seis anos no partido, mas continua declarando publicamente seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de novembro. Em suas redes sociais, Marília afirmou que "em Pernambuco, Bolsonaro não se cria".
"Bolsonaro não gosta e nunca gostou dos nordestinos. O governo de Bolsonaro é uma tragédia que precisa ser enfrentada com firmeza, assim como essa proposta", disse a pré-candidata.
O Avante também é um partido que compõe a base de João Campos (PSB), prefeito do Recife. O PSB fez um acordo nacional com o PT e, portanto, também apoia Lula nas eleições presidenciais.
Dilson Batista justificou a honraria afirmando que Bolsonaro concedeu "diversas benesses" ao povo do Recife. Ele citou o Auxílio Emergencial, a aquisição e distribuição de vacinas e o perdão de 92% das dívidas do Fies (Financiamento Estudantil), todas medidas válidas em âmbito nacional.
"Essas medidas demonstram claramente o apreço do atual Presidente da República pelos cidadãos recifenses, que são vistos como parcela especial da população brasileira", escreveu o vereador no projeto.
Ele também mencionou o envio de recursos quando Recife e sua região metropolitana foram atingidos por intensas chuvas que deixaram 128 mortos e a visita de Bolsonaro ao local. O presidente passou pouco mais de duas horas na cidade.
(...) em razão dos atuais feitos e dos demais que ainda deverão ocorrer até o encerramento do atual mandato de Jair Bolsonaro como Presidente da República e do respeito aos cidadãos recifenses que foram e serão beneficiados por ele, há uma imperiosa necessidade da concessão da maior Honraria da Casa de José Mariano a esse Regente, como forma de reconhecimento a essa Gestão que trouxe prosperidade para o Recife.
Vereador Dilson Batista em pedido de homenagem a Jair Bolsonaro
O projeto tramita em caráter de urgência, mas ainda não foi pautado pelo presidente da Casa.
Vereadora do Recife quer homenagear Michelle Bolsonaro
A vereadora Michele Collins, do PP, outro partido da base de João Campos, propôs uma homenagem a Michelle Bolsonaro. Collins propôs no dia 5 de maio deste ano a concessão da medalha de mérito Olegária Mariano à primeira-dama.
A vereadora justificou a honraria afirmando que Michelle Bolsonaro "é uma grande defensora da causa das pessoas com deficiência e/ou com doenças raras, como também das pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outras bandeiras."
Este projeto tramita em caráter ordinário e também não foi pautado ainda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.