Topo

Esse conteúdo é antigo

Em 6 dias, Molon arrecada 96% da vaquinha para candidatura ao Senado

Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciou vaquinha para manter candidatura ao Senado - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciou vaquinha para manter candidatura ao Senado Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL*, em São Paulo

11/08/2022 18h16Atualizada em 11/08/2022 18h37

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) está prestes a bater a meta de R$ 100 mil do financiamento coletivo aberto para manter sua candidatura ao Senado Federal. Lançada em 5 de agosto, a campanha online do parlamentar já arrecadou mais de R$ 96 mil.

A "vaquinha" foi aberta após o impasse entre a sua sigla e o PT no Rio de Janeiro, que, para pressioná-lo a desistir da candidatura, cortou seu acesso ao fundo partidário. Molon chegou a divulgar o apoio de artistas como Anitta e Marcos Palmeira ao seu nome nas redes sociais.

Segundo petistas, havia um acordo firmado previamente que, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossar o nome de Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do estado, o candidato ao Senado seria indicado pelo PT, no caso, o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ). Molon, por sua vez, disse não ter combinado nada e sustenta que manterá a candidatura.

"As pesquisas mostram que a nossa pré-candidatura é a mais forte do campo democrático para derrotar o bolsonarismo na disputa para o Senado, mas a gente está sofrendo uma forte pressão. Querem que a gente desista da pré-candidatura. Só que as ruas e as redes dizem ao contrário", disse em vídeo compartilhado para divulgar o financiamento coletivo.

No vídeo, de pouco mais de um minuto, Molon questionou onde estavam os senadores do estado em diversas situações, como na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid e durante "as ameaças" do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia brasileira.

"Porque o povo está dizendo para a gente não desistir, eu vou seguir adiante nesta luta pelo Senado. (...) Eu estou com o Rio de Janeiro e para seguir forte nesta luta, eu preciso de você. Só vamos fazer isso acontecer, se formos juntos. Por isso estou lançando essa campanha de financiamento coletivo", disse o deputado.

Por fim, Molon pediu a divulgação da campanha entre as pessoas que querem "um senador de verdade para o Rio de Janeiro". "Faça sua contribuição, vamos juntos até a vitória", concluiu.

Molon aparece em 2º lugar nas pesquisas, empatado com outros dois

Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial e divulgada em 14 de julho, mostrou o senador Romário (PL-RJ) à frente na disputa pela vaga única para o Senado pelo Rio de Janeiro, com 32% das intenções de voto no cenário estimulado — quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes.

Molon aparece com 11% empatado, em segundo lugar, dentro da margem de erro, com Clarissa Garotinho (União Brasil-RJ), com 9%, e Daniel Silveira (PTB-RJ), com 7%. Ceciliano alcança apenas 5% das intenções. Como a margem de erro é de 2.8 pontos percentuais para mais ou menos, os parlamentares encontram-se empatados tecnicamente.

*Com Giovanna Galvani, Leonardo Martins e Lucas Borges Teixeira, do UOL, em São Paulo