Jamil: Marina Silva na COP27 eleva expectativa de anúncio para ministério
A deputada eleita Marina Silva (Rede) irá acompanhada de sua equipe para a COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece nesta semana, no Egito, segundo apuração do colunista do UOL Jamil Chade.
"Não é só a própria Marina Silva que está indo, mas também sua equipe — o que eleva a expectativa [de Marina ser indicada para o Ministério do Meio Ambiente]", disse Jamil no UOL News. A ex-ministra fará parte da comitiva do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento.
Jamil relembrou o protagonismo de Marina Silva na questão ambiental no mundo:
"Em 2012, na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, a bandeira olímpica foi levada por seis pessoas. Entre elas, estava Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU; Daniel Barenboim, maestro argentino-israelense que promovia o diálogo entre israelenses e palestinos, e Marina Silva, representando justamente a preservação e o futuro da Amazônia."
Pelo histórico de Marina, Jamil afirmou que, na COP27, ela deve ser a responsável pela interlocução das pautas ambientais brasileiras com os ministros mundiais.
Lula é a grande estrela, mas quem vai fazer o trabalho de reconquistar e mostrar a credibilidade das propostas brasileiras não será o presidente eleito, e sim Marina Silva.
Jamil Chade, colunista do UOL
"Lula sepultará alianças de Bolsonaro e reposicionará Brasil no mundo"
Sob o terceiro governo Lula, o Brasil desenhará uma nova geografia de alianças internacionais, segundo o colunista Jamil Chade. A participação dele na COP27 já é uma sinalização disso e deve sepultar algumas das principais iniciativas da extrema direita.
Em 2019, a COP era para ser no Brasil. O que aconteceu? Ricardo Salles e Jair Bolsonaro cancelaram. Madri acabou assumindo a responsabilidade de organizar a Cúpula do Clima. O Brasil abriu mão [do evento] por ser negacionista.
Jamil acrescentou que o presidente Bolsonaro não compareceu a nenhuma COP durante seu mandato.
Josias: Bolsonaro chama Lula de usurpador por comparecer a evento da ONU
Em desabafo testemunhado por um par de auxiliares, Bolsonaro queixou-se da decisão de Lula de comparecer à COP27 e chamou o sucessor de "usurpador", segundo apuração do colunista Josias de Souza.
Ele acha que o Lula está usurpando a sua presidência ao comparecer à conferência climática da ONU. Ele chamou o Lula de usurpador e acha que ele está vestindo a faixa presidencial antes da hora.
Josias de Souza, colunista do UOL
"O mais curioso disso tudo é que o Bolsonaro não vai à COP27. Ele é um pária orgulhoso. E, se fosse, submeteria o país a novos vexames", avaliou, durante o UOL News.
"Bolsonaro reclama que o sujeito vai a um encontro negligenciado por ele. E, na prática, o que o Lula vai fazer é recolocar o Brasil na posição que sempre ocupou de protagonista no campo ambiental", completou Josias.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.