Soraya diz que sofreu golpe do número clonado e pede: 'Não envie dinheiro'
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), ex-candidata à Presidência este ano, informou que teve o WhatsApp clonado nesta quarta-feira (16). Pelas redes sociais, a parlamentar pediu que ninguém envie "dinheiro ou qualquer informação para os golpistas".
De acordo com a senadora, no início da manhã tentaram enganar a mãe dela. A mensagem dizia que o número novo seria "por conta da política".
"Atenção. Clonaram o meu WhatsApp. Não envie dinheiro ou qualquer informação para os golpistas", diz a arte compartilhada por Soraya no Twitter e Instagram.
Como saber que foi vítima e o que fazer em caso de WhatsApp clonado. Caso alguém consiga entrar na sua conta por outro aparelho, você perderá o acesso no seu dispositivo. Isso já é um sinal de alerta de possível clonagem.
Se algo assim ocorrer, você receberá a seguinte mensagem ao abrir o aplicativo: "Não foi possível verificar este telefone. Provavelmente, porque você registrou seu número de telefone no WhatsApp em outro aparelho."
Se você continua com acesso ao seu perfil e acredita que alguém está utilizando sua conta na versão do WhatsApp para computador (web ou desktop), existe um jeito também para verificar quais equipamentos estão conectados.
No Android:
- Abra o app e clique nos três pontinhos no canto superior da tela;
- Selecione a opção "WhatsApp Web";
- Veja os itens que estão conectados e, caso não reconheça algum, desconecte-o.
No iOS:
- Clique em "Configurações" na sua conta no WhatsApp;
- Vá no item "Aparelhos conectados" e confira se existem conexões que você não reconhece;
- Clique em cima de cada item e selecione "Desconectar" se achar necessário.
Tente imediatamente cadastrar de novo a sua conta do WhatsApp em um celular (no seu ou em um aparelho que possa pedir emprestado e que seja de alguém de confiança) — siga o passo a passo detalhado na resposta da pergunta abaixo
Avise seus conhecidos o mais rápido possível que você perdeu acesso ao seu número — muita gente costuma fazer isso pelas redes sociais. Assim, você ajuda a evitar a sequência do golpe, que é, por exemplo, pedir dinheiro usando seu nome. (Para mais dicas, acesse)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.