Topo

Esse conteúdo é antigo

Chanceler descarta viagem de Lula a Venezuela e Cuba: 'Nenhum sentido'

Mauro Vieira, futuro ministro das Relações Exteriores de Lula - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mauro Vieira, futuro ministro das Relações Exteriores de Lula Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/12/2022 08h48

Futuro ministro das Relação Exteriores indicado pelo presidente eleito Lula (PT), Mauro Vieira disse não ver necessidade de uma visita logo no início do novo mandato do petista. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Por enquanto, não. Tem que esperar um pouco mais. Não vejo por quê [...] O presidente ir no curto prazo à Venezuela, eu não vejo [necessidade], e à Nicarágua, menos ainda. Não tem nenhum sentido. Havana não tem problema, não rompemos relações. Mas não vejo motivo, neste momento, para viagem a Cuba. Se for negociado algo, se tiver motivo, sim."

Novo governo quer retorno da Venezuela ao Mercosul

Vamos apoiar o retorno da Venezuela ao Mercosul. Eles não tinham ainda cumprido alguns requisitos. São alguns requisitos legais. Não sabemos como está a coisa por não termos ninguém em Caracas. A Bolívia quer entrar no Mercosul e o acordo está no Congresso, que precisa aprovar. Sem dúvida o governo vai apoiar. A ampliação do Mercosul é importante."

Na semana passada, Vieira já havia dito que Lula quer retomar as relações diplomáticas com a Venezuela.

Surpresa com 'maluquice' de ex-ministro de Bolsonaro

O futuro chefe do Itamaraty de Lula também comentou que trabalhou durante cinco anos com Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eu me surpreendi com o nível de neurose, de maluquice. Nunca vi igual. As ideias me surpreenderam muito. Nunca pude imaginar que ele acreditasse que a terra é plana, que o globalismo é o mal do mundo. É uma coisa quase religiosa. Ele era uma pessoa muito fechada, calado."