Bolsonaro lamenta morte de Pelé: 'Levou o nome do Brasil para o mundo'
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou sobre a morte do rei Pelé aos 82 anos. A publicação foi feita na noite desta quinta-feira no Twitter, horas após o anúncio do falecimento do ex-jogador.
Já os filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Jair Renan homenagearam Pelé nas redes sociais antes da publicação do pai. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) se manteve silêncio até o começo da noite de hoje.
O vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e outros políticos também lamentaram a morte do ex-jogador nas redes sociais.
Pelé morreu após um período de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento teve complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos.
Luto oficial
À noite, o governo Bolsonaro também decretou luto oficial de três dias pela morte de Pelé. A medida foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União).
"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol."
Decreto publicado pelo governo no DOU
O decreto foi assinado pelo presidente, que sairá do Palácio do Planalto em três dias para que Lula assuma ao cargo.
Presidência divulgou nota
Mais cedo, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) havia divulgado uma nota para comunicar que "o Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento".
"Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou."
Nota da Secom sobre Pelé
O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.