Topo

Governador de São Paulo decreta 7 dias de luto em homenagem a Pelé

Pelé recebe troféu de esportista do século na categoria futebol, na Ópera Estatal de Viena, em 1999 - Leonhard Foeger/Reuters
Pelé recebe troféu de esportista do século na categoria futebol, na Ópera Estatal de Viena, em 1999 Imagem: Leonhard Foeger/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 16h45Atualizada em 29/12/2022 18h50

"Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão. A memória de Pelé seguirá nos acompanhando rumo aos novos títulos da Seleção Brasileira", afirmou o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

Pelé morreu hoje aos 82 anos.

Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo. Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos."

O governador disse ainda que irá batizar o complexo viário da Nova Entrada de Santos de Rei Pelé.

O Palácio dos Bandeirantes deve ganhar uma iluminação especial.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficará iluminado nas cores do Brasil durante toda a noite, a partir das 18h, para homenagear Pelé.

A doença de Pelé

Edson Arantes do Nascimento não resistiu a complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O ex-jogador estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo e deixa seis filhos.

No último boletim divulgado, em 21 de dezembro, os médicos afirmaram que o câncer de cólon havia progredido e que o rim e coração de Pelé exigiam cuidados. No boletim médico, o hospital Albert Einstein confirmou a morte às 15h27 de hoje.

O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.