Topo

Esse conteúdo é antigo

Tarcísio toma posse e diz que Bolsonaro 'enxergou o que ninguém enxergou'

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 09h36Atualizada em 01/01/2023 15h18

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi empossado hoje de manhã como governador de São Paulo em sessão solene de posse na Alesp.

O que você precisa saber

  • Em seu discurso, agradeceu a Jair Bolsonaro e foi aplaudido.
  • Carioca, disse que a população de São Paulo o elegeu sem perguntar de onde ele veio.
  • Citou os tucanos Mario Covas, José Serra e Franco Montoro
  • Pediu por uma oposição propositiva.
  • Foi celebrado por golpistas que estavam do lado de fora.
  • Depois, foi ao Palácios dos Bandeirantes dar posse aos 25 secretários.
  • Em nova fala, repetiu parte do primeiro discurso e defendeu a gestão Bolsonaro.

Na política, iniciei os agradecimentos, como não poderia deixar de ser ao presidente Jair Bolsonaro, que me lançou este desafio. Que enxergou o que ninguém havia enxergado naquele momento
Tarcísio em discurso de posse

Agradece os votos recebidos. "Hoje é dia de agradecer a população de São Paulo que me apoiou de forma muito carinhosa, que hora não perguntou de onde eu vim, mas preferiu apostar em para onde ir."

Citou tucanos históricos do estado. "Precisamos entregar as pequenas coisas, que mudam a rotina e fazem a diferença. Como dizia Franco Montoro: 'minha maior obra é o conjunto das pequenas obras' ou Mário Covas: 'penso que, às vezes, mais vale eliminar uma fila do que construir um viaduto'."

Pediu diálogo para a oposição. "Se opositores do governo tiverem consciência do imperativo da responsabilidade e se dispuserem a propor, a construir. Esperamos que aqui, a interlocução, o diálogo franco, nós do governo estaremos prontos para discussões de ideias, construção de caminhos, não somos donos da verdade."

Abordou questões sociais. "Não podemos ficar inertes ao sofrimento cotidiano de dependentes químicos amontoados nas cracolândias, insensíveis com a situação de quem não tem abrigo, emprego, futuro. Não podemos achar normal a fome e, em um mundo que dispõe de tanta tecnologia, não podemos tolerar o analfabetismo."

Golpistas na posse

Manifestantes golpistas foram até a Alesp durante a posse do governador eleito Tarcísio - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
Manifestantes golpistas foram até a Alesp para a posse de Tarcísio
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do lado de fora do prédio da Alesp, manifestantes golpistas acampados no Comando Militar do Sudeste, que fica perto, cantaram o hino nacional e gritaram palavras a favor de Tarcísio.

"Tarcísio, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver", gritavam. Uma faixa pedia a prisão "dos traidores da democracia".

Tarcísio chegou a cogitar se aproximar do público, mas desistiu depois de receber orientação contrária da equipe de segurança, segundo apurou o UOL.

Posse dos secretários

Depois da sessão na Alesp, Tarcísio foi ao Palácio dos Bandeirantes, deu posse aos novos secretários e fez novo discurso.

  • Na fala, repetiu boa parte do primeiro discurso.
  • Desta vez chorou ao falar da esposa, filhos e pais.
  • De forma mais enfática, defendeu a gestão Bolsonaro.

Será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente deixa para o seu sucessor um gasto menor do que o herdado do governo anterior
Tarcísio