Topo

Esse conteúdo é antigo

Kennedy: Lula diz que confia em Múcio e ministro fica no cargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2023 13h04

O presidente Lula (PT) negou que vá demitir o ministro da Defesa, José Múcio. A informação foi dada pelo colunista Kennedy Alencar, em participação no UOL News. Kennedy participou de um café da manhã que Lula teve com jornalistas.

Ele disse que Múcio segue no cargo e confia no Múcio. Ele não vai demitir todo o ministro que cometer um erro, porque haveria alta rotatividade. É a primeira vez que ele se refere ao Múcio e a forma que ele agiu como um erro. O Múcio conduziu uma articulação com as Forças Armadas na qual ele prometia que haveria uma diminuição do número de acampados e foi o contrário".

Após a união dos três Poderes, Lula foi perguntado sobre a "oportunidade" de mandar um recado às Forças Armadas de que elas não são "avalistas da democracia". "Olha, quero que elas voltem a cumprir o papel constitucional delas. O Bolsonaro conseguiu poluir todas as Forças Armadas e elas não são o poder moderador que elas pensam que são", disse.

O colunista destacou que, na mesma conversa, Lula disse que não vai ter só petistas no Palácio do Planalto e que vai tirar "bolsonaristas raiz", afirmando que não possui nenhum integrante de sua segurança que tenha trabalhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Não vou colocar alguém que possa me dar um tiro", disse. "Tenho que estar precavido, mas não assustado".

Na passagem da faixa presidencial, o presidente contou que não queria que ela fosse passada por Bolsonaro. "A única coisa que eu não queria era que o Bolsonaro me passasse a faixa".

Kennedy: Lula diz que mercado 'não tem coração nem humanismo'

O presidente Lula (PT) voltou a criticar o mercado financeiro em um bate-papo com jornalistas.

Mercado não tem coração e nem humanismo. É só vem a nós e nosso reino, nada".

Os ataques golpistas no Distrito Federal no último domingo também servem de alerta para o novo governo, disse Lula. "Alerta de que nós precisamos construir narrativas para não deixar esses bolsonaristas raiz e raivosos acharem que são melhores que o resto da humanidade", afirmou, também querendo "paz e harmonia" nas famílias, sem brigas quando há discordâncias políticas. "Construir uma narrativa para reestabelecer a paz e harmonia, para evitar que pais e filhos briguem, familiares discordem e que as pessoas possam voltar a discordar", disse.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: