Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombig: Lula deve ser firme com militares, mas sem dar 'tapa na mesa'

Rafaela Benez

Colaboração para o UOL, em Brasília

19/01/2023 20h48Atualizada em 19/01/2023 20h48

Depois dos atos golpistas de 8 de janeiro, o presidente Lula terá que lidar com apoiadores da ideologia presente nas Forças Armadas sem perder o controle de nenhuma das três.

Na edição de hoje do Análise da Notícia, os colunistas do UOL Alberto Bombig e José Roberto Toledo analisaram como o presidente vem lidando com ideais antidemocráticos dentro das Forças Armadas.

Me chama muita atenção também a maneira como o governo Lula vem tratando isso porque não teve um tapa na mesa do presidente, até agora, pedindo explicação. Então, é óbvio que esse silêncio é tido como uma leniência."
Alberto Bombig

Bombig também disse acreditar que "talvez não seja a hora, antes dessa reunião marcada para amanhã, que o Lula não dê tapa na mesa porque ele é político muito hábil, experiente, mas está politicamente fragilizado".

Ele é um líder muito experiente e acho que ele está caminhando para um entendimento que não seja da demonstração pública do confronto."

Não podemos esquecer que militar também paga a conta, militar também come e gosta de receber o seu salário. O Bolsonaro ampliou loucamente o corporativismo nos militares. Tem militar a rodo em tudo que é estrutura do governo, seja Polícia Militar, Marinha, Exército, seja na ativa, seja na reserva. Esse é outro ponto que o Lula tem que tomar cuidado se sair demitido todo mundo, mexendo no bolso deles não vai ser fácil."

Caso Americanas: Para cada fraude detectada, há duas que não vêm à tona, diz Toledo

No programa, Toledo comentou sobre o caso das Lojas Americanas.

"O próprio CEO que renunciou falou que os acionistas precisam capitalizar a empresa para ela ter chance de sobrevivência, que é o que eles dizem que agora vão fazer. Para cada fraude detectada há duas fraudes contábeis de empresas privadas que não vêm à tona. Essa é a resposta para a pergunta: quão comum são as fraudes contábeis em grandes empresas privadas".

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: