Topo

Janja processa Jovem Pan e comentarista por fala sobre uso de maconha

Do UOL, em São Paulo

27/01/2023 09h48

A primeira-dama e socióloga Rosângela da Silva, a Janja, entrou com um processo contra a influenciadora digital e comentarista da rádio Jovem Pan Pietra Bertolazzi. A emissora também é alvo da ação por danos morais no valor de R$ 50 mil.

Pietra disse que a esposa do presidente Lula usava drogas ilícitas e é apoiadora de "artistas maconhistas".

O processo, ao qual o UOL teve acesso, foi distribuído na última segunda-feira (23) e corre na 1ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Apenas advogadas conduzem a ação — entre elas, Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendeu o presidente em processos da Lava Jato.

O que busca a autora [Janja] não é mitigar o direito fundamental da liberdade de expressão das rés [Pietra e Jovem Pan]; busca, em verdade, fazer cessar as mencionadas ofensas e se ver reparada por todo o abalo causado a sua honra e a sua imagem, em decorrência do exercício da liberdade de expressão das Rés em detrimento dos seus direitos da personalidade As advogadas Valeska Teixeira Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes, Julia Caldas Marques e Giovanna Galeotti

O juiz Cassio Pereira Brisola deu o prazo de 15 dias para que Pietra e a emissora apresentem suas defesas. Caso esse prazo não seja respeitado, os fatos apresentados por Janja serão presumidos como verdadeiros.

A reportagem tenta contato com a influenciadora e a Jovem Pan. O espaço está aberto para manifestação.

Além da indenização, as advogadas de Janja pedem:

  • que a Jovem Pan e Pietra se retratem publicamente e publiquem em suas redes sociais a sentença, caso haja condenação;
  • que seja determinada a retirada do vídeo publicado nas plataformas da emissora;
  • que paguem as custas processuais e despesas com advogados de 20% sobre o valor atualizado da causa.

Comparação com Michelle

O comentário de Pietra foi feito em setembro do ano passado, durante a campanha para as eleições. Ela comparou Janja com a então primeira-dama Michelle Bolsonaro, a quem se referiu como uma mulher "elegante, educada, que fala de Deus" e que, por isso, representa uma "ameaça para a esquerda".

Enquanto você tem a Janja abraçando Pabllo Vittar, fumando maconha, fazendo sei lá o que, você tem uma mulher impecável representando a direita, seus valores, a bondade, a beleza Pietra Bertolazzi, em setembro do ano passado, na Jovem Pan

Pietra ainda afirmou que Janja fazia "farofa" em eventos com o marido e citou um encontro no qual o petista realizou uma "super live" com artistas, influenciadores e políticos que endossavam sua candidatura.

"Um monte de artista maconhista ali, que não sabe para onde vai, de onde vem, com uma ânsia enorme por brilho fácil e por dinheiro fácil, também. Todos abraçando a Janja, porque é este tipo de valor que ela demonstra, muito ao contrário da Michelle Bolsonaro", acrescentou a comentarista.

Janja também processa conselheiro do Corinthians. Na ação, ela pede indenização de R$ 50 mil por danos morais por uma postagem de Manoel Ramos Evangelista, conhecido como o Mané da Carne. À coluna de Diego Garcia no UOL, Mané da Carne se disse arrependido.