Topo

Esse conteúdo é antigo

STJ manda ao STF ação contra Zema sobre 'vista grossa' de Lula no 8/1

Alexandre de Moraes vai analisar as declarações de Romeu Zema sobre a ação do governo Lula para conter os golpistas em 8/1 em Brasília - Reprodução/Twitter
Alexandre de Moraes vai analisar as declarações de Romeu Zema sobre a ação do governo Lula para conter os golpistas em 8/1 em Brasília Imagem: Reprodução/Twitter

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/03/2023 16h29Atualizada em 06/03/2023 17h00

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Humberto Martins encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) ação contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por sugerir que o presidente Lula (PT) fez "vista grossa" aos atos golpistas de 8/1 em Brasília para poder "posar de vítima".

O que aconteceu:

  • O ministro destacou que o caso deve ser encaminhado ao STF por se tratar de falas dadas no contexto dos atos antidemocráticos, que já tem uma investigação em curso na Corte.
  • Martins enfatizou que caberá ao Supremo avaliar as declarações do governador mineiro e apontar a necessidade ou não de aplicar alguma punição.
  • A ação ficará sob relatoria do ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pelas investigações dos atos golpistas impetrados por vândalos bolsonaristas.
  • A ação foi movida pelos deputados federais Zeca Dirceu (PT-PR) e Reginaldo Lopes (PT-MG), que recorreram ao STJ para que Romeu Zema prove as "ilações" feitas contra Lula em relação ao ocorrido na capital federal naquele dia.