Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula fala com rei Charles 3º por telefone e debate questões climáticas

Lula (PT) e o Rei Charles 3º, do Reino Unido - Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo e PA Media
Lula (PT) e o Rei Charles 3º, do Reino Unido Imagem: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo e PA Media

Colaboração para o UOL, em Salvador

06/03/2023 16h23

O presidente Lula (PT) conversou hoje por telefone com o rei Charles 3º, do Reino Unido. Por meio das redes sociais, o petista confirmou que tratou com o monarca sobre o meio ambiente.

O que os líderes discutiram:

  • Através de sua conta oficial no Twitter, Lula afirmou que conversou com o rei Charles 3º "sobre a vontade de aprofundar parcerias e discussões entre os dois países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente";
  • Em nota, o governo detalhou que o petista agradeceu ao rei Charles os cumprimentos pela vitória nas eleições de 2022;
  • O presidente Lula aproveitou a ocasião, ainda, para destacar a fluidez da agenda bilateral entre as duas nações de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre a Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19;
  • Este foi o primeiro contato entre os dois líderes desde a volta do petista ao poder;
  • Era esperado que o monarca convidasse o presidente brasileiro para sua coroação, em seis de maio, mas até o momento não houve a confirmação do convite.

O rei Charles 3º está entre os líderes mundiais que defendem abertamente as pautas em prol do meio ambiente, tema que está entre as prioridades da agenda do governo Lula.

A pauta meio ambiente foi amplamente debatida com outros líderes mundiais desde que o petista tomou posse, no início deste ano. Nos dois primeiros meses de seu mandato, Lula conversou sobre a retomada do investimento no Fundo Amazônia com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e os presidentes dos Estados Unidos e da França, Joe Biden e Emmanuel Macron, respectivamente.

Outro telefonema que marcou a agenda de Lula nos últimos dias foi com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A conversa aconteceu em meio ao esforço do petista em buscar um diálogo entre os ucranianos e a Rússia, com o objetivo de negociar o fim da guerra no leste europeu.