Topo

Vice do DF: Bolsonaro tem medo de voltar ao país e ser 'perseguido e preso'

Do UOL, em São Paulo

17/03/2023 11h28Atualizada em 17/03/2023 17h31

Bolsonaro ainda não voltou ao país porque tem medo da perseguição que sofre. A avaliação foi feita pela vice-governadora do DF, Celina Leão, ao UOL Entrevista de hoje.

Celina, que apoiou o ex-presidente na eleição de 2022, disse que Bolsonaro deve voltar dos Estados Unidos em breve para "enfrentar os problemas".

Há um temor dele voltar e ser muito perseguido, porque ele tem essa preocupação dessa perseguição extrema com ele, com a família, com todo mundo. [...] Acho que ele tem muito medo dos vários processos que tem contra ele no Supremo. Medo de um pedido de prisão, medo de ser vítima de alguma coisa que ele não fez, de ter que pagar por algo que ele não fez.
Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal

A vice-governadora disse que Bolsonaro vive "um momento sabático para dar uma refletida".

Ela também avaliou que após a derrota o ex-presidente viveu um momento de depressão, ficando recolhido e perdendo a chance de liderar a oposição imediatamente.

Desejo de ser governadora

Celina negou ter recebido qualquer proposta para tomar definitivamente o cargo de Ibaneis Rocha enquanto ele esteve afastado, mas disse que deseja ser governadora um dia.

Ela contou que também afastou aqueles que comemoraram o cargo temporário lembrando do momento tumultuoso que o Distrito Federal estava passando.

As urnas são soberanas. Você quer algum dia ser governadora do distrito federal? Eu quero, mas eu quero ser governadora eleita. Não quero ser governadora armando um grande plano para afastar meu governador.
Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal

Inação de Bolsonaro

A política também apontou que Bolsonaro poderia ter lidado de forma diferente com os ataques, falando diretamente com os apoiadores sem meias palavras.

Na avaliação da política, os crimes realizados nos prédios dos Três Poderes mancharam a imagem do discurso pacífico da direita.

Ele tinha uma forma muito própria dele de falar, de governar, muitas vezes colocando frases que causavam polêmica, mas isso é uma identidade dele, sabe? Acho que ele poderia ter falado alguma coisa: 'Gente, sai daí, não fiquem aí'. Poderia ter evitado, pelo menos para mim e o governador Ibaneis, todo o sofrimento que passamos
Celina Leão, vice-governadora do DF, ao UOL Entrevista

Veja o UOL Entrevista desta sexta-feira (17) na íntegra: