Topo

Esse conteúdo é antigo

Curso compara Lula a Hitler e Mussolini em apostila e vira alvo do Procon

Curso que comparou Lula a Hitler e Mussolini vira alvo do Procon - Reprodução
Curso que comparou Lula a Hitler e Mussolini vira alvo do Procon Imagem: Reprodução

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

28/03/2023 18h05Atualizada em 29/03/2023 11h22

O Procon de Santa Catarina deu 10 dias para que a Domina Concursos se manifeste numa ação aberta por consumidores que relataram ter comprado uma apostila para o concurso público da prefeitura de Garopaba (SC) com textos que comparam o presidente Lula (PT) aos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

O que aconteceu?

  • O MPF (Ministério Público Federal) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública também notificados sobre o material. O caso foi levado às autoridades federais pelo presidente do PSOL em Florianópolis, Leonel Camasão, e pelo vereador de Garopaba Jean Ricardo (PSB).
  • O Procon de Garopaba também recebeu a denúncia, mas arquivou o caso.
  • O PT é apontado, em um dos textos na apostila, como um partido "fascista". Segundo o conteúdo, a que o UOL teve acesso, o programa Bolsa Família é chamado de "Bolsa Esmola" e o atual presidente, de "ladrão".
  • A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi xingada de "búlgara insignificante". A ofensa xenófoba faz referência à Bulgária, país onde o pai da petista nasceu.
  • O que diz a Domina Concursos? "Tomamos ciência que uma pessoa tem nos associado a uma apostila que traria ofensas a agentes públicos. Encaminhamos a nosso departamento jurídico, que tomará as devidas providências. Não temos qualquer viés político e primamos pelo respeito entre as pessoas e entidades públicas ou privadas. Estaremos à disposição para dar esclarecimentos, caso haja a necessidade", afirmou ao UOL.
  • O UOL entrou em contato com o MPF, o Ministério da Justiça e a assessoria de Lula. Em caso de manifestações, esta reportagem será atualizada.