Topo

Forças Armadas não têm participado da política brasileira, diz Múcio

Do UOL, em São Paulo

04/05/2023 12h44Atualizada em 04/05/2023 14h07

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que as Forças Armadas cumprem o papel que a sociedade brasileira deseja e que estão longe da política no governo atual.

O que aconteceu:

Múcio defendeu que membros das Forças Armadas estão dissociados da política brasileira, em participação na audiência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

"Queria enfatizar que em momento nenhum as Forças Armadas têm participado de política. Em momento nenhum. Temos tido uma atuação conjunta, permanente e dedicada com todos os comandantes, o Estado Maior e os três comandantes, para que nossas atividades sejam voltadas para dentro das Forças", disse Múcio.

O ministro também sinalizou a existência de um projeto criado pela pasta para "separar absolutamente" os membros das Forças Armadas das campanhas eleitorais. O projeto em questão impediria que qualquer militar que buscasse a carreira na política voltasse à Força, sendo eleito ou não. Ele deve ser enviado e analisado pelo Congresso.

A experiência diz que aqueles que não têm sucesso voltam para se preparar para um novo pleito. Criam grupos políticos, começam a fazer campanha dentro das próprias Forças, prejudicando a blindagem de dois vetores importantíssimos na Força: a disciplina e hierarquia.
José Múcio Monteiro Filho, ministro da Defesa