Topo

Moraes autoriza PF a investigar presidente da CPI do MST por atos golpistas

O deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) - Reprodução / Facebook
O deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) Imagem: Reprodução / Facebook

Do UOL, em Brasília

23/05/2023 16h55Atualizada em 23/05/2023 17h29

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a dar continuidade às investigações sobre suposta participação do deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) em atos antidemocráticos. O parlamentar é o presidente da CPI do MST, instaurada hoje (23) na Câmara.

O que aconteceu

O caso envolve a suspeita de patrocínio e incentivo a atos golpistas no Rio Grande do Sul e em Brasília, após as eleições que deram a vitória ao presidente Lula contra Jair Bolsonaro (PL).

O caso foi para o STF porque o deputado tem foro privilegiado. Em despacho, Moraes afirma que a notícia do suposto crime foi levada ao Ministério Público Federal, que decidiu enviar ao Supremo.

A decisão do ministro é do dia 17 de maio. Ele entendeu que cabia à PF continuar a investigação.

Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações"
Alexandre de Moraes, ministro do STF

Quem é o tenente-coronel Zucco?

Zucco foi apontado no ano passado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul como suposto apoiador dos atos golpistas contra as eleições. Em uma publicação feita pelo então deputado estadual em frente ao Comando Militar do Sul, ele incentivava a ida de manifestantes ao local.

O deputado é apoiador do ex-presidente Bolsonaro.

Ele chamou o MST de movimento "terrorista". Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em "Fazuéle: De volta à Cena do Crime", seu livro recém-lançado, Zucco afirma que "invasões de terra viraram rotina", ao chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de "terrorista" e "grupo criminoso travestido de movimento social".

Tem como bandeira o conservadorismo e estreou na política em 2018, ao ser eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Conforme conta em seu próprio site, o convite veio de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Na ocasião, recebeu 166.747 votos.

É amigo de Tarcísio de Freitas. Zucco é próximo do atual governador de São Paulo há mais de 30 anos. Os dois se conheceram na Academia Militar das Agulhas Negras, a escola de ensino superior do Exército Brasileiro.