Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Lula diz que conflito entre agro e pequeno produtor é 'polêmica maluca'

Do UOL, em São Paulo

06/06/2023 12h23Atualizada em 06/06/2023 13h01

O presidente Lula afirmou que os conflitos entre o agronegócio e pequenos produtores no Brasil são uma "polêmica maluca".

O que aconteceu?

Lula disse que não há "rivalidade" em exportar produtos manufaturados e commodities. "As pessoas que pensam assim deveriam imaginar quanto tem de tecnologia em um grão de soja hoje", afirmou.

O presidente defendeu que o Brasil precisa tanto da indústria quanto da agricultura. "É bobagem dizer que a soja não é alimento. A galinha que a gente come tem soja, o porco que a gente come tem soja, tem milho, a galinha também tem milho. É uma bobagem ficar discutindo o que não precisa ficar discutindo", acrescentou.

Lula participou da abertura da 17ª Bahia Farm Show. Evento é realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste do estado. Reduto eleitoral petista, a Bahia teve apenas dois municípios que deram a vitória a Jair Bolsonaro (PL) em 2022: Luís Eduardo Magalhães e Buerarema.

A feira dura até o sábado (10) e tem na programação leilão de gado, palestra sobre corte de carne e um painel sobre como combater juridicamente as invasões de terra.

Não há espaço para o preconceito do grande contra o pequeno, ou do pequeno contra o grande. O Brasil precisa dos dois porque os dois ajudam o país. É preciso parar de construir rivalidade onde ela não existe. A gente não pode dar corda para o discurso ignorante." Lula, durante discurso na 17ª Bahia Farm Show

Lula: a gente não pode ser 'galo de briga'

O presidente também defendeu que a população "jogue o ódio na lata do lixo". "O ser humano nasceu para viver em comunidade, e não para viver do ódio, viver separado, viver brigando. Afinal de contas, nós não somos galo de briga. Nós somos seres humanos."

É por isso que, quando nós falamos em meio ambiente e na questão do clima, nós não estamos falando contra os produtores que trabalham corretamente e que preservam. As pessoas sabem que não podem destruir os rios, plantar no Pantanal, na Caatinga, na Amazônia."

Veto a regras que facilitavam desmatamento

Por conta do Dia do Meio Ambiente, Lula vetou ontem trecho de MP que ampliava as possibilidades legais de desmatamento da mata atlântica.

A MP originalmente tratava de prazos para regularização ambiental, mas teve seu texto modificado pela Câmara dos Deputados flexibilizando a legislação que trata do bioma.

O Senado chegou a retirar o trecho da proposta, mas em uma segunda votação, deputados o inseriram novamente, provocando forte reação do setor ambiental.